A arte na idade antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arte na Idade Antiga
A arte antiga refere-se àquela desenvolvida pelas Antigas Civilizações, que se estende até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 depois de Cristo, acuando das invasões bárbaras. Abrangente e bem diversificada, ela nos mostra diversos fundamentos ideológicos, compostos pelas riquezas das artes egípcia, grega, romana, paleocristã, bizantina e islâmica.
 Foi naAntiguidade que surgiram os primeiros conceitos teóricos a respeito da sistematização e estudo das artes. Para os egípcios e babilônios a arte esteve bastante associada às necessidades formais dos rituais religiosos, independente de qual forma de produção artística (pintura, escultura, arquitetura), buscava-se de alguma forma trazer para o mundo mortal os valores do mundo divino. Embora pertencentes aomesmo período histórico, os gregos e romanos, ainda que cultivassem também esta necessidade, caminharam para uma arte com novos significados: a arte, para eles, viria a se tornar uma forma de humanismo. A arte bizantina sofreu influências de Roma, Grécia e do Oriente, mas foi também conduzida pela religião. A união de alguns elementos dessa cultura formou um estilo novo, rico tanto na técnicacomo na cor. A Arte islâmica, inevitavelmente, absorveu traços dos povos conquistados. De origem nômade, os muçulmanos demoraram a estabelecer sua própria identidade artística. Ao definir seu estilo conceitual e religioso, nos deixaram as belas cúpulas nas mesquitas e lindos tapetes persas.
Periodização
 Seguindo uma linha cronológica, veremos agora como se manifestou as produções artísticas nasCivilizações Antigas. 
Arte Egípcia
 O Egito antigo era uma civilização bastante complexa, A religião foi de fundamental importância à composição de sua organização social e política, determinando o papel de cada classe social, norteando inclusive as produções artístico-culturais.
 Acreditavam que deuses que poderiam interferir na história humana. Em sua crença, a vida apos a morte era maisimportante que a vivida no presente. Estes fatores fundamentaram toda ideologia da arte egípcia: focada na glorificação dos deuses e dos grandes faraós (divinizados e cultuados em ritos religiosos), para os quais se erguiam templos funerários antológicos.
 Por estar focada especificamente à religião, a Arte Egípcia era bastante padronizada, não dava margem à criatividade e imaginação pessoal doartista. Desse modo, podemos dizer que os artistas egípcios foram criadores de uma arte anônima, pois a obra deveria revelar um perfeito domínio das técnicas de execução, e não do estilo individual do artista.

Arquitetura:
 Ao se falar de Arquitetura Egípcia, automaticamente vem em mente As Pirâmides do deserto de Gizé – que são as obras arquitetônicas mais famosas e, foram construídas porimportantes reis do Antigo Império: Quéops, Quéfren e Miquerinos.
 As características gerais da arquitetura egípcia são:  solidez e durabilidade;  sentimento de eternidade; e aspecto misterioso e impenetrável.
 
 "As pirâmides tinham base quadrangular eram feitas com pedras que pesavam cerca de vinte toneladas e mediam dez metros de largura, além de serem admiravelmente lapidadas. A porta da frente dapirâmide voltava-se para a estrela polar, a fim de que seu influxo se concentrasse sobre a múmia. O interior era um verdadeiro labirinto que ia dar na câmara funerária, local onde estava a múmia do faraó e seus pertences."
 Junto a essas três pirâmides está a esfinge mais conhecida do Egito, que representa o faraó Quéfren, mas a ação erosiva do vento e das areias do deserto deram-lhe, ao longodos séculos, um aspecto enigmático e misterioso. Na verdade, a esfinge representa a força (corpo do leão) e a sabedoria (cabeça humana). Ela foi colocada na alameda de entrada do templo para afastar os maus espíritos. 
Escultura:
 No Egito, os escultores buscavam representar os faraós e os deuses, quase sempre em posições serenas, sem nenhuma emotividade. Com isso, pretendiam traduzir na pedra,...
tracking img