Carlo ghidiglia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Carlo Ghidiglia, o gênio do Controlismo - Aderiram ao pensamento de Fábio Besta ilustres estudiosos, mas poucos com a qualidade de Carlo Ghidiglia, sobre o qual Bertini admite que “entre osestudiosos da Contabilidade da segunda metade dos anos do oitocentos e os primeiros decênios do novecentos ocupa uma posição de relevo”.

Ghidiglia defendia sua escola através do Controlismo ao contrário deRossi que defendia a escola de Toscana através do Personalismo, ou seja, tão ilustres e fiéis seguidores e discípulos de uma escola que sem dúvida se tornaram expoentes nelas.

Ghidiglia foi um dosmaiores defensores do Controlismo em uma época que Bertini considera a da máxima maturidade da Contabilidade Científica na Itália e que foi de 1883 a 1888.

Sob o título La Ragioneria nel passato,nel presente e nell’avvenire, publicou importante trabalho que ofereceu o panorama histórico, a realidade e a prospeção dos estudos contábeis.

Para Ghidiglia, a Contabilidade, como ciência, tem aseu cargo regular todas as ações que se relacionam com a riqueza e com as necessidades humanas, o que também está absolutamente correto, somente a somatória da prosperidade das células sociais podelevar à prosperidade global de uma nação e da própria humanidade.

O que eles denominaram, naquela época, de econômico, todavia, não tinha a conotação que hoje possui; baseava-se na estreita visão deque a obtenção do lucro, do suprimento das necessidades materiais, fosse exclusivamente estudo da área da economia.

As razões lógicas nas quais Ghidiglia se apoiou para encontrar a definição daContabilidade, foram as seguintes:

1-o homem tem deficiências intelectuais e morais que impedem que a ação administrativa se desenvolva em cada caso segundo o postulado hedonístico;

2-em decorrência,torna-se conseqüência natural que o homem se esforce por suprir as referidas deficiências;

3-surge, por isso, naturalmente, alguns fenômenos ou fatos pelos quais se venham a colmar essas...
tracking img