Sindrome de down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNDROME DE DOWN:
Vivência na sociedade

Leliana Aurora Bispo

- Acadêmica da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL, Psicologia, 4º semestre.

Resumo
O presente artigo refere-se à avaliação de Metodologia Científica da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL. O tema abordará a inclusão do portador de Síndrome de Down na sociedade atual.Com o passar dos anos, o portador de Síndrome de Down adquiriu mais direitos, espaço, mais lugares na sociedade. Eles adquiriram o direito de aprenderem e terem as mesmas chances dos não portadores. O portador de Síndrome de Down vive mais, aprende e desenvolve-se junto a outras pessoas sem diferença.

Palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão, Desenvolvimento da Síndrome de Down.Introdução
O presente trabalho consiste, em relatar primeiramente a vivência dos deficientes com Síndrome de Down na sociedade, buscando identificar a partir desta revisão conceitual, a atuação junto ao deficiente, tanto ao nível institucional, quanto ao nível social mais amplo e por objetivo um aprofundamento teórico acerca do desenvolvimento e estimulação de pessoas portadoras de Síndrome de Down emnossa sociedade.
O trabalho tem como princípio explicar, por meio de pesquisa, a síndrome e suas evoluções em decorrência da sociedade, assim poder-se-á compreender mais sobre o desenvolvimento dos portadores junto ao meio social, seja emprego, escolar e até familiar.
Analisar a inclusão social dos portadores de Síndrome de Down, visando um processo que contribui para a construção de umnovo tipo de sociedade através de transformações, pequenas e grandes, seja nos ambientes físicos, na mentalidade das pessoas ou do próprio Portador de Necessidades Especiais.
Compreender as questões que norteiam o processo de Inserção do Portador de Síndrome de Down na escola e no mercado de trabalho, conhecendo o caminho percorrido pelo Portador de Síndrome de Down como também todos os membrosque têm contato com ele e fazem parte da incansável luta rumo à independência.
Verificar as formas de inclusão na educação, no lazer, na sociedade, e principalmente no sentimento para falar-se de vida inclusiva. Haja vista que o procedimento de inclusão, exatamente por diferenciar-se da arcaica prática da integração, desafia os sistemas sociais comuns a realizar mudanças fundamentais emseus procedimentos e estruturas.
Procurar desenvolver um estilo de vida independente para os portadores de Síndrome de Down, que compreende movimento, filosofia, programas e processos fundamentais para que a inclusão ocorra com as pessoas Portadoras de Deficiência tendo maior participação de qualidade na sociedade, tanto na condição de beneficiários dos bens e serviços que ela dispõe, comotambém na de contribuintes ativos no desenvolvimento social, econômico, cultural e política da nação.
A seguir, será expressa uma explicação sobre a Síndrome de Down, sobre a inserção, refletindo-se, então, a inserção do Portador de Síndrome de Down na sociedade atual, envolvendo a educação escolar, a inserção no mercado de trabalho e com relação a seus direitos.




Síndrome de Down
Asíndrome de Down, também conhecida como Trissomia 21, resulta de um distúrbio da divisão dos cromossomos que influencia regularmente a formação do corpo das crianças afetadas. Explica-se, assim, por que as crianças ‘Down’ possuem tantas características em comum e até são um pouco parecidas entre si. Estas características são geralmente típicas e, por isto, desde o nascimento as dúvidas quanto aodiagnóstico das crianças com síndrome de Down são mínimas. Algumas delas apresentam outras características, porém possuem muitas ou todas as típicas. (VOIVODIC, 2004).
Como característica mais marcante encontra-se a boca, com dentes pequenos, língua sulcada e protusa, ou seja, para fora da boca. A abertura das pálpebras inclinadas, com a parte externa mais elevada, e uma prega no canto...
tracking img