Controlismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho vamos descrever uma das escolas do pensamento contábil que surgiram na busca de uma visão cientifica. Várias foram as escolas do pensamento contábil, que trouxeram avanços no estudo da ciência contábil.
Vamos ver o objetivo de estudo, conhecer seus principais pensadores, suas contribuições e um pouco da vida de cada um desses pensadores

Escola Veneziana ouControlista

O controlismo foi uma das doutrinas da contabilidade, originou-se na segunda metade do século XIX, seu principal mentor Foi Fabio Besta.
Alem de Fabio Besta, contribuíram de forma expressiva para o desenvolvimento da ciência contábil, outros estudiosos como, Vittorio Alfieri, Carlo Ghidiglia, Francesco De Gobbis, Vincenzo Vianello, Pietro Rigobon, Pietro D’Alvise e Benetto Lorusso.
Ocontrolismo é conhecido também como escola Veneziana, devido as principais obras de seu mentor Fabio Besta, que foram desenvolvidas na cidade de Veneza.

- Principais Personagens da Escola Controlista

Fabio Besta
Besta nasceu em Teglio de Valtellina, na Lombardia, em 17 de janeiro de 1845. Em 1868, graduou-se contador pelo Instituto Técnico Comercial de Sondrio, o que lhe permitiu, no ano de1872, dedicar-se á docência na Escola Superior de Comércio de Veneza, conhecida como Cá Foscari.
Após deixar a docência em 1919, e ter transferido sua disciplina para Gino Zappa, um de seus discípulos, Besta recebeu, em 1921, por um decreto real, o titulo de professor emérito.
Então se mudou para a cidade de Treviso de Sondrio, onde morreu em 03 de outubro de 1922, com 77 anos de idade.Seguidor de Francesco Villa superou o mestre em seus ensinamentos. Demonstrou o elemento fundamental da conta, o valor, e chegou, muito perto de definir patrimônio como objetivo da contabilidade. Foi, também, o chefe da terceira Escola Veneziana.
Em 1891, Fabio Besta inicia a era do controle. Besta foi o primeiro e é o maior contador moderno. Ele desenvolveu a teoria materialística das contas.Admitia que o objetivo fosse estudar a matéria sob o ângulo do controle econômico da riqueza; desenvolveu os conceitos de “controle” antecedente, concomitante e subseqüente.
A primeira obra de Besta foi Sulla capitalizzazione continua degli interessi, vencedora de um concurso de matemática financeira em 1872.
Em 1880, apresentou um trabalho chamado de La Ragioneria. Nele, Besta defendeu a idéia de queo controle econômico é o objetivo de estudo da contabilidade, ou seja, o estudo e a constrição dos fatos administrativos.

Fabio Besta, a fim de criar novas formas de estudos da contabilidade, contribui muito para o desenvolvimento da ciência contábil.

Segundo Fabio Besta, a contabilidade tinha como objetivo o controle das riquezas administradas, se fazia necessário o controle, aadministração do patrimônio da empresa, assim como a necessidade absoluta da existência da riqueza. A riqueza pertence a empresa, em forma de substancia ou patrimônio. Besta mostrava seu ponto de vista sobre a riqueza, sobre a necessidade de considerá-la como ela mesma. O patrimônio, direitos e obrigações eram um agregado de valores, como “grandeza comensurável”
“O valor de uma coisa se refere adisponibilidade e ao seu livre uso, em suma a sua posse e esta jamais será plena se não lhe é assegurado isto no presente e no futuro, sem limite, ou seja, enquanto durar.
Para Besta, de nada vale a própria certeza do direito de uma coisa se nada podemos fazer com ela e sua posse só se dará em tempo futuro e incerto.

A importância do que representou para a contabilidade a obra de Besta é muito grande emerece todo o destaque como uma das mais expressivas produções da era moderna cientifica.

“O trabalho de Besta é considerado por muitos italianos como a bíblia para a história da contabilidade, bem como para os problemas contemporâneos de teoria e de pratica” (ROOVER, 1955, p 405-420)

Carlos Ghidiglia
Carlos Ghidiglia seguiu os passos de Fábio Besta, Ghidiglia nasceu em Livorno/Toscana,...
tracking img