Estudo de caso braspress

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO ALMOXARIFADO:
Receber para guarda e proteção os materiais adquiridos pela empresa;
entregar os materiais mediante requisições autorizadas aos usuários da empresa;
manter atualizados os registros necessários.
O controle dos estoques depende de um sistema eficiente, o qual deve fornecer, a qualquer momento, as quantidades que se encontram à disposição e onde estãolocalizadas, as compras em processo de recebimento, as devoluções ao fornecedor e as compras recebidas e aceitas.
Para agilização das atividades, o controle, em particular das funções referentes ao Almoxarifado, deve fazer parte do conjunto de atribuições de cada setor envolvido, qual seja, recebimento, armazenagem e distribuição.
As atividades do recebimento abrangem desde a recepção domaterial na entrega pelo Fornecedor até a entrada nos estoques e os materiais com política de ressuprimento e os de aplicação imediata, sofrendo critérios de conferência quantitativa e qualitativa.

RECEBIMENTO
A função de recebimento de materiais é módulo de um sistema global integrado com as áreas de contabilidade, compras e transporte, e é caracterizada como interface entre o atendimento dopedido pelo Fornecedor e os estoques físico e contábil.
O recebimento compreende quatro fases:
1ª fase: entrada de materiais
2ª fase: conferência quantitativa;
3ª fase: conferência qualitativa;
4ª fase: Regularização.







ATIVIDADES DO ALMOXARIFADO

























ENTRADA DE MATERIAIS

A primeira fase corresponde à entrada de materiais,representa o início do processo de Recebimento, tendo como propósito efetuar a recepção dos veículos transportadores, proceder à triagem da documentação suporte do recebimento, encaminha-los para descarga e efetuar o cadastramento dos dados pertinentes para o sistema.
Sendo o Recebimento uma interface, conforme caracterizado anteriormente, os materiais adquiridos no mercado fornecedor são possíveis dedupla recepção, diferenciados em momentos ou locais distintos.

NA PORTARIA DA EMPRESA

A recepção efetuada na portaria da empresa sofre critérios de conferência primária de documentação que objetiva identificar, constatar e providenciar, conforme cada caso:
se existe pedido de compras, objeto da Nota Fiscal em análise, autorizado pela empresa;
se a compra devidamente autorizada temprogramação prevista, estando no prazo de entrega contratual;
se o número do documento de compra consta na Nota Fiscal;
cadastramento das informações referentes a compras autorizadas, para as quais se inicia o processo de Recebimento.

EXAME DE AVARIAS E CONFERÊNCIA DE VOLUME

O exame de avarias é necessário para apontamento de responsabilidades. A existência de avarias é constatada por meio daanálise de disposição da carga, observando-se se as embalagens ou proteções estão intactas e invioláveis ou contenham sinais evidentes de quebra, umidade, estar amassada, etc.
A conferência de volumes é efetuada por meio da confrontação dos dados assinalados da Nota Fiscal, campo transportador/volume transportados, com a contagem física dos volumes em questão.




RECUSA DO RECEBIMENTO

Asdivergências constatadas devem ser apontadas no conhecimento de transporte e também no canhoto da Nota Fiscal, providência esta cabível para o processamento de ressarcimento de danos, se for o caso, e dependendo do exame preliminar resultar a constatação de irregularidades insanáveis em relação às condições contratuais, deve-se recusar o recebimento, anotando-se, também nestes casos, no verso da1ª via da Nota Fiscal as circunstâncias que motivaram a recusa, bem como nos documentos do transportador.
Assim, após essa anotação, a Nota Fiscal em pauta é própria para acompanhar a mercadoria, em retorno, até o estabelecimento fornecedor, não se prestando mais para nenhum outro fim, especialmente para lastrear o crédito fiscal caso o comprador, após esse ato, resolva aceitar a mercadoria....
tracking img