Thomas kuhn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Evolução Científica na perspetiva de Thomas Kuhn

2012

Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida

Biografia

Thomas Samuel Kuhn nasceu em 18 de julho de 1922 em Cincinnati, no estado de Ohio (Estados Unidos).
Na infância, mudou-se para Manhattan e, pouco depois, para uma pequena cidade próxima de Nova Iorque. Depois de estudar em escolas particulares que encorajavam os seus alunosa terem confiança nas suas próprias habilidades intelectuais, ingressou, em 1940, na Universidade de Harvard, para estudar física.
Devido à Segunda Guerra Mundial, os seus estudos duraram apenas três anos em vez dos quatro habituais. Durante a guerra, serviu nos Estados Unidos e em Londres, trabalhando com grupos ligados a radares e à construção de bombas.
Doutorou-se em Física em 1949 pelaUniversidade de Harvard, chegando a publicar um artigo nessa área. Nesse período, consolidou a sua saída da Física, passando a dedicar-se à história da ciência e à filosofia da ciência. Em 1956, mudou-se para o Departamento de Filosofia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde permaneceu até 1964, sendo que, ainda a partir de 1961, concebeu e realizou, auxiliado por Paul Forman e JohnHeilbron, um projeto de documentação da história da mecânica quântica (área da física que lida com os fenômenos moleculares, atômicos e subatômicos).
Em 1964, com o término desse projeto, transferiu-se, como professor de Filosofia, para a Universidade de Princeton, onde permaneceu até 1979. Por sete anos (1972-1979), foi membro do conceituado Instituto de Estudos Avançados, naquela mesma cidade. Apartir de 1979, passou a ser professor em Harvard, onde, 12 anos depois, foi nomeado professor emérito.
Kuhn foi presidente, entre 1968 e 1970, da Sociedade Norte-americana de História da Ciência e, entre 1989 e 1990, da Associação Norte-americana de Filosofia da Ciência. Em 1982, recebeu a medalha George Sarton, da Sociedade Norte-americana de História da Ciência, e, no ano seguinte, o Prêmio JohnDesmond Bernal, da Sociedade Norte-americana de Estudos Sociais da Ciência.
Kuhn morreu em 1996.

Obras e principais trabalhos de Investigação

A Revolução Copernicana foi o primeiro livro que Thomas Kuhn escreveu, publicado em 1957. Neste livro, o autor faz uma anatomia admirável da revolução copernicana nos seus aspectos inseparáveis: astronómico, científico e filosófico. Explora ainda assuas consequências extra científicas (no campo dos valores, das acções práticas e espirituais) e delineia o remate da Revolução Copernicana por Newton.

Mas foi em 1962, com a publicação do livro Estrutura das Revoluções Científicas que Kuhn se tornou conhecido não como um físico, mas como um intelectual voltado para a história e para a filosofia da ciência. Aqui aborda três conceitosfundamentais: paradigma - termo que aqui se popularizou - ciência normal e revolução científica. O paradigma representa um conjunto de teorias, regras e métodos comummente aceites pela comunidade científica. Cada paradigma tem subjacente uma dada visão do mundo, correspondendo a mudança de paradigma a uma alteração radical dessa visão. A ciência normal traduz a circunstância em que o paradigma tem a suavigência. Porém, durante esse período, podem surgir anomalias, que se revelam quando os esquemas explicativos dominantes já não se adequam à realidade. Surge então uma nova fase que se materializa numa revolução científica.
O sucesso do seu livro foi notável na comunidade académica que, já na segunda edição, em 1970, Kuhn apresentou um pós-escrito, no qual os seus pontos de vista são, em algumamedida, refinados e modificados.
Em 1974,para responder às acusações do irracionalismo, que escreve um ensaio intitulado Reconsiderando os paradigmas e, logo depois, desenvolve com maior profundidade as descontinuidades históricas, que foram apresentadas num outro livro chamado Teoria do corpo negro e descontinuidade quântica, publicado em 1979.

Introdução

No âmbito da disciplina de Filosofia...
tracking img