Estudo do caso braspress

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Norte do Paraná UNOPAR
Administração

Estratégias de Marketing: sua Funcionalidade nas Empresas

Canarana – MT
2012
Poliana Alves de Sousa

Estratégias de Marketing: sua Funcionalidade nas Empresas

Trabalho de conclusãode curso

ESTRATÉGIAS DE MARKETING: SUA FUNCIONALIDADE NAS EMPRESAS

RESUMO
A sociedade moderna e atual tem como principais características: aescassez de espaço; a falta de tempo; a individualização e a busca do homem pela satisfação, pela segurança e proteção. Esses múltiplos fatores favorecem a competição e o consumo em uma dinâmica mercadológica de intensa concorrência, da qual somente aplicando estratégias de marketing consegue-se a sobrevivência e o lucro nessa esfera globalizada que excluem velhas praticas, e exige profissionalismo eética.
Nesse estudo, busco refletir sobre as estratégias de marketing, sua operacionalidade e funcionalidade para obtenção de lucro num contexto competitivo. Com base em uma pesquisa bibliográfica, busca esclarecer aspectos do tema e que esses sirvam para melhor contextualizar essa ferramenta administrativa, no entendimento do mercado e suas nuances e fatores em que, estratégias de marketing sãocada vez mais exigência para atender a multiplicidade de consumidores.
PALAVRAS-CHAVE: Marketing – Funcionalidade – Estratégia.

1. INTRODUÇÃO
O Marketing é um instrumento valioso nos tempos modernos para atingir clientes em um ambiente em que a promoção e a informação parecem ditar as regras do negocio.
Atualmente o Marketing de produtos e serviços tomou conta da mídia brasileira, que outilizam para difundir hábitos, moda, produtos e serviços de maneira contundente e persuasiva. Com um olhar reflexivo busco neste estudo analisar estratégias de Marketing que de um modo geral possa contribui para melhoria do desempenho das empresas.
Este trabalho procura responder as seguintes questões:
* Como é dada a Funcionalidade das Estratégias de Marketing no mercado concorrencial?
*Quais Estratégias de Marketing são mais utilizadas pelas empresas?
Tendo como objetivo maior, analisar e refletir sobre a funcionalidade e operacionalidade das estratégias.
Esse estudo é, antes de tudo, uma discussão fundamentada na necessidade de compreender melhor as Estratégias de Marketing, por conseqüência servira para gerar outras reflexões sobre as praticas do Marketing no mercado. Nomomento em que este estudo objetiva refletir sobre um tema tão corrente na atualidade, demonstra sua importância no âmbito empresarial e a necessidade de maior compreensão dos elementos que constituem e determinam as estratégias de Marketing, apoiado nas teorias – metodológicas para melhor fundamentar tais reflexões.

2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVOS GERAIS
Refletir e analisar a funcionalidade eeficácia das estratégias de Marketing para gerar lucro às empresas num mercado globalizado, dinâmico e competitivo.
2.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS
* Compreender a funcionalidade das Estratégias de Marketing;
* Verificar como são aplicadas as estratégias de Marketing nas empresas;
* Estudar o lucro resultante pelas estratégias de Marketing nas empresas.
4. JUSTIFICATIVA
Intitulado“Estratégias de Marketing: sua funcionalidade nas empresas”, este estudo propiciará um aprofundamento temático, aumentando as possibilidades de compreensão da utilização das estratégias de Marketing como ferramenta para melhorar o desempenho das empresas, por conseguinte, servirá para que estudantes e administradores repensem as praticas e ações das estratégicas de Marketing.
5. METODOLOGIA
Com objetivo deanalisar e refletir sobre as estratégias de Marketing e sua funcionalidade nas empresas, pautei-me metodologicamente numa pesquisa exploratória e para maior amplitude e fundamentação a pesquisa bibliográfica foi escolhida sendo baseada em um método dialético, pois permitiu analisar o tema de modo real e pratico levando em conta fundamentos econômicos e administrativos.

6. DESENVOLVIMENTO...
tracking img