Estudo de caso braspress

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 ESTUDO DO CASO 3
1.1 PRIMEIRO DESAFIO 3
1.2 SEGUNDO DESAFIO.......................................................................................... 10
1.3 TERCEIRO DESAFIO 12
1.4 QUARTO DESAFIO 13

CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
1 ESTUDO do caso

1.1 PRIMEIRO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES

A internet, a intranet, a extranet, o comércio e onegócio eletrônico são ferramentas muito utilizadas pelas empresas, na atualidade, tanto para auxiliá-las na administração, como em diversas outras áreas, por esse motivo, saber seus conceitos, como se deu seus surgimentos, as características principais, os serviços oferecidos (no caso da internet), as aplicações e funcionalidades básicas, dentre outras coisas, faz-se necessário. Assim, a seguir seráexposto um relato sobre esses assuntos.

1.1.1 Internet

A Internet é um mecanismo muito utilizado na atualidade, e pode ser conceituada como uma rede mundial de computadores que estão interligados, consentindo que computadores diferentes tenham acesso a informações e transfiram dados existentes entre si.
O surgimento da Internet remonta a década de 1960, e está intrinsecamenteligada a necessidade de comunicação e transferência de informações confiável entre os diversos setores do governo norte-americano, destacando-se o setor militar, para atender a essa necessidade o Departamento de Defesa dos Estados Unidos em parceria com cientistas e Universidades, estes por utilizarem recursos militares, criaram a Arpanet, cujo principal objetivo consistia em interligar os diversossetores do governo. Após sua criação e devido a sua eficácia, a Arpanet despertou o interesse de outras instituições, então, o governo norte-americano decidiu dividi-la em duas sub-redes: a Milnet, utilizada pelos militares, e a Arpanet, agora menor e utilizada para fins não militares. Algum tempo depois, as organizações comerciais passaram a também utilizar a Arpanet, a partir daí houve um grandecrescimento de utilização dessa ferramenta, outros países passaram a incorporá-la em seu dia a dia, o número de usuários multiplicou-se, em resumo a Arpanet popularizou-se. Dessa maneira, em 1993 a Arpanet teve seu nome trocado para Internet e atualmente estima-se que o número de usuários seja quase 1 bilhão. (PERINI, 2010).
O funcionamento da Internet está baseado no pacote de protocolo derede TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol ou Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo de Internet), trata-se do protocolo fundamental de envio e recebimento de dados, pode ser explicado como um mecanismo de comunicação que fornece o endereço e o nome de um computador e permite a localização do computador que recebe as mesmas informações. Para que se possa entender melhortodos os computadores na internet têm um endereço IP, que consiste em um número de 32 bits representados por quatro séries de números de 0 a 255, e é único, ou seja, todo computador tem um endereço IP diferente dos demais, dessa maneira, quando um usuário, utilizando um determinado endereço IP, envia uma mensagem a outro usuário da internet, que tem outro endereço IP, a mensagem é decomposta peloprotocolo TCP, enviada ao servidor de rede, de lá para quantos servidores forem necessários até chegar ao computador específico, onde é remontada novamente e forma a mensagem original.
Um conceito que deve ser explicado é o do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) que diz respeito aos nomes dados a sequência de números do endereço IP, uma vez que seria muito difícil para uma pessoa, ou usuáriocomum, toda vez que precisasse acessar a internet digitar e decorar várias sequências de endereços IP, a Internet perderia sua principal característica: facilitar as comunicações. Os domínios mais comuns, na atualidade, são: .com (empresas/organizações comerciais), .edu (instituições educacionais), .gov (órgãos públicos), .mil (órgãos militares), .org (organizações sem fins lucrativos), dentre...
tracking img