Empresa cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ECIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

ROBERTA PEREIRA
2010.014838-04
Ciências Contábeis

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Manaus
13.09.2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONALDA CBC ......................................................................3
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 4
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................5
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................... 6
6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 7

1. INTRODUÇÃO

Em 1974, surge  a parceria de Cláudio Barros,  que atuou  como gerente de uma conceituada loja da capital, com o imigrante francês que  tinha todo o conhecimento em corte e costura , nasce uma pequena oficina deconfecção, que evoluiu, transformando-se em uma grande confecção de produção em série.
A produção dessa nova empresa e o mercado que atuava foi crescendo, junto com a sua clientela, que cada vez mais crescia, fazendo com que a pequena oficina continuasse a crescer dando lugar a uma sociedade anônima, denominada CBC – Companhia Brasileira de  Confecção.
Entretanto,  sua existência não foi apenaspara  atingir  o mercado da moda, mas também para criar  tendencias e inovar  no setor  em que atuava.
 
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC
 
O sistema organizacional, desde o início era dividido entre os 2 sócios, fazendo de Cláudio o responsável por toda a burocracia e administração da empresa e Marcel o responsável pelas tarefas cotidianas e pela operação, já que tinha muito conhecimento naárea e um grande temor à áreas burocrática. .

Cláudio sempre tomava as decisões, demonstrando assim ser uma pessoa autoconfiante e dominadora,  deixando Marcel, apenas ciente de suas decisões, já que este nunca quis fazer parte  da área administrativa.

Com o crescimento da empresa, Cláudio e Marcel resolveram promover alguns funcionários com tempo de serviço,  que demonstraram fidelidade, presenteando-os com cargos de diretoria, porém as decisões continuaram sendo tomadas por Cláudio e somente executadas pelos demais.

Como o mercado da CBC era de confecção e moda,  seu espaço de tempo para planejamento era de apenas 1 estação do ano o que corresponde a 1 quadrimestre. Assim, toda estação do ano a CBC atualizava seus modelos e renovava seus estoques correspondente a estação em vigor, porém, mesmo sem estabelecer objetivos e metas futuras pelo mal planejamento estratégico a CBC conseguia avançar no mercado de confecções.

No entanto, eram verificados num período aproximado de 1 ano as metas e objetivos estabelecidos em várias áreas, mostrando que  a empresa só planejava para o presente, sem preocupação com o futuro.
 
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

 Na CBC, só existia aopinião do presidente, que no caso era Cláudio, e nunca foi aberto aos novos gerentes ou até mesmo aos funcionários, dar opiniões, perdendo oportunidades de descobrir pessoas capazes de serem promovidas pela sua capacidade e não pela fidelidade ou tempo de serviço. Faltava em seus diretores, troca de informações e iniciativa para decisões junto com Cláudio.

Negligências ou falta de atenção dossuperiores, levou a erro, ao advertirem o funcionário, qual cometeu tal delito repassar aos demais que não devem cometer o mesmo erro, e que cada um é responsável pela sua parte na operação, respondendo assim qualquer erro ou negligência em sua área.

Porém quando se observa que um funcionário age por conta própria tentando evoluir o processo e acaba gerando um problema, seu superior também...
tracking img