Ecr - efficient consumer response

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

LOGÍSTICA

ECR

por

Ricardo Luiz de Souza Riça

Vanessa

Prof. Paulo Cesar

Rio de Janeiro

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .................................................................................... 3

2. CONCEITO DE ECR............................................................................ 4

3.OBJETIVOS ........................................................................................ 5

4. IMPLANTAÇÃO DO ECR...................................................................6, 9

5. VANTAGENS DO ECR ........................... .............................................10

6. DESVANTAGENS DO ECR ..................................................................11

7. ALGUMASFERRAMENTAS............................................................12, 13

8. CONCLUSÃO .......................................................................................14

9. BIBLIOGRAFIA .................................................................................. 15

1. INTRODUÇÃO

Durante a década de 80, inúmeras transformações afetaram o relacionamento existenteentra as diversas organizações que operam ao longo de uma mesma cadeia de valores agregados. A dramática reestruturação de empresas em busca de maiores níveis de qualidade e produtividade, a globalização dos mercados e o surgimento de novas tecnologias de processo e transmissão de dados desempenha um papel fundamental na mudança das praticas tradicionais de negociar entre duas empresas.Paralelamente a estas transformações, houve o deslocamento do poder de barganha das indústrias para o varejo em diversos setores, inclusive no setor alimentício, onde atualmente o elo mais forte da distribuição são os supermercados. É claro que todas essas transformações acirraram a tradicional rivalidade entre produtores e varejistas. No entanto percebe-se, a penetração cada vez mais rápida denovos mercados, e ou a consolidação do MARKT SHARE em outros. Passam cada vez mais pela adoção de novas estratégias de gestão da distribuição entre elos da caseia de suprimentos.
Surge na década de 90 a ECR - Efficient Consumer Response para que as empresas respondam as essas mudanças de ambiente

2. CONCEITO DE ECR

ECR é um movimento global, no qual empresasindustriais e comerciais, juntamente com os demais integrantes da cadeia de suprimentos (operadores logísticos, bancos, fabricantes de equipamentos e veículos, empresa de informáticas e etc.) trabalham em conjunto na busca de padrões comuns e processos eficientes que permitam minimizar os custos e aperfeiçoar a produtividade em suas relações.
De maneira ampla o conceito de ECR ( Efficient ConsumerResponse ) Engloba ferramentas tecnológicas e ações praticas, com o objetivo de estreitar e aperfeiçoar o relacionamento entre industria e comercio, tendo a finalidade de prestar melhores serviços ao cliente.
Para a associação ( ECR Brasil, 2004), o termo Efficient Consumer Response ECR , é uma estratégia em que o varejista, o distribuidor e o fornecedor trabalham muito próximos parareduzir os custos excedentes da cadeia de abastecimento e melhor servir o consumidor.

3. OBJETIVOS

O objetivo do ECR é o de integrar os processos logísticos e comerciais ao longo de toda a cadeia de abastecimento, propiciando a maximização da satisfação ao consumidor, ao mesmo tempo em que permite a redução dos custos excedentes da cadeia. Essa estratégia de gestão, introduzida em1992 nos Estados Unidos, teve sua difusão no Brasil em 1997, com a criação da Associação ECR Brasil que passou a coordenar diversos projetos-piloto de ECR no País.

4. IMPLANTAÇÃO DO ECR

A implementação ECR constitui uma alteração elevada nas rotinas tradicionais do negócio. Um empenhamento claro da gestão de topo com uma expresso reconhecimento dos benefícios e retorno do...
tracking img