Discalculia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE ESCREVER RELAÇÕES MATEMÁTICAS: DISCALCULIA

INCLUSION OF STUDENTS WITH WRITING DIFFICULTIES OF MATHEMATICAL RELATIONS: Dyscalculia

INCLUSIÓN DEL ALUMNADO CON DIFICULTADES EN LA ESCRITURA DE RELACIONES MATEMÁTICAS: DISCALCULIA

Dorian Cristina Oliveira
Faculdade Santíssimo Sacramento
Ilana Brandão ...
Orientadora e Professora da Faculdade SantíssimoSacramento

|
RESUMO

No presente trabalho investiga-se a discalculia por meio da revisão bibliográfica. Inicialmente, faz-se uma breve explanação sobre, dificuldades em matemática, e posteriormente concentra-se na discalculia. Apresenta-se a sua definição, os tipos, as dificuldades encontradas pelos portadores em tarefas escolares e de tarefasdo cotidiano de uma sociedade capitalista.Onde investigação a visão da neuropsicologia sobre a discalculia e quais ações concretas podem ser realizadas pelo neuropsicólogo no intuito de incluir este sujeito discalculico na vida escolar e cotidiana.

Palavras-chave: Discalculia. Dificuldade de Aprendizagem. Neuropsicologia. Inclusão.

ABSTRACT
In the present study investigates the dyscalculia through literature review. Initially, it isa brief explanation of difficulties in mathematics, and then focuses on dyscalculia. It presents its definition, types, difficulties encountered by individuals in schoolwork and everyday tarefasdo of a capitalist society. Where the vision of neuropsychology research on dyscalculia and what concrete actions can be performed by neuropsychologist in order to include this subject discalculico inschool life and everyday.
Keywords: Dyscalculia, Learning Difficulties. Neuropsychology. Inclusion

RESUMEN

En el presente estudio se investiga la discalculia a través de revisión bibliográfica. En un principio, se trata de una breve explicación de las dificultades en las matemáticas, y luego se centra en la discalculia. Presenta su definición, tipos, las dificultades encontradas por las personasen las tareas escolares y tarefasdo cotidiana de una sociedad capitalista. Cuando la visión de la investigación en neuropsicología discalculia y qué acciones concretas se pueden realizar por neuropsicólogo con el fin de incluir este tema discalculico en la vida escolar y cotidiana.

Palabras clave: Discalculia. Dificultades de Aprendizaje. Neuropsicología. Inclusión.
|

INTRODUÇÃO

Adiscalculia um mal que torna o estudante refém dos números. Na sociedade contemporânea, economia e finanças são aspectos cada dia mais comuns. A todo momento, centenas de pessoas realizam alguma transação financeira. Investimentos, empréstimos, movimentações bancárias. Ao mesmo tempo, outras milhares realizam diversas outras ações, mais simples, mas que envolvem igualmente conceitos matemáticos:fazer uma compra, calcular o tempo gasto para realizar alguma atividade, dar um troco, entre outras. Práticas simples como estas, que fazem parte do dia-a-dia de qualquer pessoa, dependem, sobretudo, do bom aprendizado da Matemática no período escolar, o que não faz parte da realidade de muitos de nossos estudantes. Na maior parte dos casos, a causa disto é a falta de estrutura das escolas e dehabilidade dos professores na hora de ensinar a matéria, entre outros.
Porém, para um grupo específico de alunos, há um obstáculo a mais. Estes estudantes sofrem de discalculia, um distúrbio neurológico que afeta a habilidade com números e faz com que a pessoa se confunda na realização de operações matemáticas e contagens, na assimilação de conceitos, fórmulas, sinais e sequências numéricas, entreoutras ações fundamentais para a matemática no dia-a-dia. E como as escolas e familiares lidam ou não com essa situação? Na maioria das vezes excluindo, colocando-os a margem da sociedade não dando uma perspectiva de vida a esses educandos.(OLIVIER,2007)
Falar de dificuldade em Matemática não é simples quando dizemos que se trata de uma disciplina complexa e que muitos não se identificam com ela....
tracking img