Pedagogia temas atuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

NOME ALUNO














ATIVIDADE INDIVIDUAL




















XINGUARA-PA
2011
NOME ALUNO




















ATIVIDADE INDIVIDUAL









Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - UniversidadeNorte do Paraná, disciplinas: Educação de Jovens e Adultos; Tecnologias em Educação; Fundamentos da Educação Especial; Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; Ação Docente e a Diversidade Humana; Educação Cidadania e Saúde Infantil e Articulação dos Eixos Temáticos VII











XINGUARA-PA

2011


ATIVIDADE INDIVIDUAL

1) (ADAPTADO DE ENADE, 2005) Na escola Alfa estuda Cátia, queapresenta deficiência física e deste modo necessita de muletas para se locomover. Durante uma aula de Português, uma aluna passou adiante uma folha de papel que circulou de mão em mão, sem que o professor visse. "Você já reparou na Cátia? Escreva aqui o que você acha dela." Cada aluno que pegava o papel colocava sua opinião. Até que o papel chegou a uma amiga de Cátia, que lhe mostrou seuconteúdo. O sentimento da menina foi de humilhação, profunda tristeza e exclusão, porque havia muitos comentários negativos. Levantou-se para mostrar o papel ao professor. Este, sem saber do que se tratava, solicitou que Cátia voltasse ao seu lugar, pois aquela não era a hora de lidar com assuntos particulares, visto que a prova bimestral se aproximava.
Situações como esta são comuns no cotidianoescolar. Nesta perspectiva, avalie a atitude do professor, levando em consideração o papel de um docente na proposição de conteúdos atitudinais, relacionados a valores, sobretudo no que diz respeito inclusão e ao respeito a diferença. Sugira alternativas de como ele poderia proceder.
Avalio a atitude do professor de forma negativa pois diante do que estudo e vivencio em sala de aula aatitude do professor é um dos fatores que mais contribui para o sucesso de qualquer medida de integração da criança com deficiência.
De fato, como comprovam as práticas do dia-a-dia nas nossas escolas, não basta determinar legalmente a integração para que ela aconteça, são necessárias medidas atitudinais que irão refletir no cotidiano da sala que trabalha a inclusão e o respeito àsdiferenças.
O procedimento do professor deveria ser de acolhimento, não de repreensão. Ouvir em sala de aula é muito importante para detectar o comportamento e atitudes relacionadas a valores éticos e morais. Acho que o professor deveria ouvir a criança, entender a questão e buscar soluções.
Uma solução que sugiro seria realizar uma feira de exposição na sala, envolvendo oassunto das diferenças entre as pessoas e as atitudes corretas que devem ser tomadas diante das diferenças, convidando as outras salas para apreciarem a exposição. Através do conhecimento e conscientização acredito que muita coisa mudaria.
2) Leia o texto a seguir:
"Ontem eu vi no jornal da record que um estudo feito diz que as pessoas ruivas vão desaparecer da face da terra ate 2100 por causa damiscigenação global, e estudos dizem que esta estimado que nos Estados Unidos os brancos sejam minoria ate dizem que está estimado que nos Estados Unidos os brancos serão minoria até 2050, na Europa de acordo com a Organização das Nações Unidas, a proporção da população mundial residindo na Europa cairá para cerca de 7% ate 2050 mesmo com toda essa imigração de não brancos indo para a Europa, em2005 a Europa teve um aumento total de imigrantes não brancos de 1.8 milhões de pessoas, e esse número contou por 85% do aumento total da população da Europa, o que significa que os brancos não estão fazendo filhos brancos na Europa. Como vocês podem ver segundo os estudos os brancos estão ao rumo da extinção especialmente quando a miscigenação começar ficar mais intensa [ ... ] e eu queria...
tracking img