As sociedades podem ser de 2 tipos: empresaria e simples, sendo diferenciadas pelo regime jurídico a qual elas se submetam. A sociedade empresaria significa um empresário na forma de pessoa jurídica,então, ira se submeter ao regime jurídico do direito empresarial. Neste caso poderá ir a falência, poderá ter o beneficio da recuperação de empresas, deverá ter seus atos constitutivos levados aregistro na Junta Comercial de sua respectiva sede, segundo art. 966 do CC.
Para se diferenciar uma sociedade empresaria de uma sociedade simples, leva-se em conta os mesmo critérios que diferencia umempresário de um não empresário. O empresário que substitui a figura do comerciante, antes regido pela Teoria dos Atos de comércio, agora caracterizado pelo Código Civil de 2002. O comerciante eracaracterizado por a pessoa física que comprasse e vendesse produtos e a prestação de serviços não seria definido como comerciante.
No Código Civil em seu artigo 966, define que o empresário e todo aqueleque exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada para circulação de bens e serviços. Apenas o fato de estar inscrito na Junta Comercial não o caracteriza como empresário. Aidentificação não se dá em função de uma atividade e sim através da forma ou do modo como a atividade é exercida, é necessário atua com profissionalismo, atua numa atividade econômica e organizada.Profissionalismo significa atuar com habitualidade, atuar com pessoalidade, de maneira direta, além do profissionalismo é necessário que a atividade seja de forma econômica, vise o lucro assim também sejaorganizados os fatores de produção (capital, mão de obra, insumos e conhecimento específicos). Obedecendo a todos esses elementos caracteriza o empresário.
A sociedade empresaria é a sociedade na forma deempresário, aquela que exerce a atividade com profissionalismo e organizando os fatores de produção e esta tem que registrar seus atos constitutivos na Junta Comercial, diferenciando-se assim da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Direito societario. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Direito-Societario/256278.html

MLA

"Direito societario" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Direito-Societario/256278.html>.

MLA 7

"Direito societario." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Direito-Societario/256278.html>.

CHICAGO

"Direito societario." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Direito-Societario/256278.html.