Concreto de alta densidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF









CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO





Discentes:

Aline Roberta Santos de Santana,

Érika Medrado F. de Souza.

Docente:

Professor Anderson Henrique Barbosa













Juazeiro – BA

Setembro de 2009


1. Introdução

O concreto armado está entre os materiais de construção mais largamenteutilizados. Ao longo dos anos, acompanhamentos de estruturas em concreto vêm sendo feitos e mostraram a necessidade de fazer reforços, recuperações e, em situações mais críticas, demolição e reconstrução. Nota-se, então, a necessidade crescente da utilização de um concreto mais resistente estruturalmente e às agressões sofridas no ambiente.

Após várias pesquisas chegou-se a um material de altaresistência mecânica, maiores durabilidade, trabalhabilidade e resistência aos agentes agressivos o que proporcionaria uma menor despesa com manutenção e reparos. Surge então o chamado Concreto de Alto Desempenho – CAD.

Os estudos sobre o Concreto de Alto Desempenho produziram resultados eficientes possibilitando sua aplicação há pouco mais de vinte anos. Com o desenvolvimento dos aditivosquímicos, capazes de modificar algumas de suas propriedades, aperfeiçoando-o como material de construção, incentivou-se a pesquisa sobre materiais pozolânicos, pois a ação combinada desses dois produtos resultou num aperfeiçoamento do concreto.

A utilização de determinados rejeitos industriais, com propriedades pozolãnicas, reduzem o custo e a quantidade de energia consumida na produção do concretocontribuindo para a preservação ambiental.

A durabilidade é outra característica importantíssima que passou a ser exigida desse material. Mas a utilização real do CAD teve que superar o conservadorismo de engenheiros e arquitetos, a reduzida disponibilidade comercial em centrais pré-misturadas, a pequena trabalhabilidade das composições iniciais, as limitações impostas pelos códigos de obras oudo cálculo estrutural além da falta de conhecimento sobre o seu comportamento a longo prazo.

Hoje em algumas regiões brasileiras o CAD é empregado em pilares de edificações, em pontes e obras de arte especiais, peças pré- fabricadas, pisos e pavimentos ou em recuperações estruturais entre outras.

Uma das maiores vantagens desse material é sua reduzida capacidade de carga por unidade decustos maior do que a obtida em concretos convencionais, compensando os custos envolvidos na sua produção.

Em estruturas pré-fabricadas as fôrmas, moldes e mesas de moldagens, podem ser reutilizados mais rapidamente. Já em peças protendidas podem receber a protensão mais cedo, trazendo benefícios para a velocidade e economia da obra.

Neste trabalho encontram-se definições importantes,características, propriedades em geral, aplicações e outros dados necessários para melhor compreensão do CAD.


2. Definições

Concreto de Alta Resistência e Concreto de Alto Desempenho

Alguns estudiosos consideram o termo concreto de Alto Desempenho muito vago. O que é desempenho de um concreto? Como pode ser medido? Já a definição Concreto de Alta Resistência é bastante específica a não ser quantoao limite a partir do qual o concreto usual torna-se de alta resistência.

Para Pierre-Claude Aiticin, autor do livro High-Peformace Concrete (1998), um concreto de alto desempenho é essencialmente um concreto tendo uma relação água/ aglomerante baixa, cerca de 0,40, esse é o valor sugerido como fronteira entre concretos usuais e concreto de alto desempenho. Quando relação água/ aglomerante seafasta desse valor as características como resistência à compressão e retração desses concretos se tornam bem diferentes.

Uma das definições mais simples, divulgada em 1999 pela então presidente do American Concrete Institute, Jo Coke: “CAD é o concreto otimizado para uma determinada utilização”.

No Brasil, na ausência de normatização a respeito, o IBRACON, define o CAD em função da...
tracking img