Direito societario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
Adriana Pereira Lima A519HE-3
Bruno Dias Gonçalves A41488-6
Gisele Aparecida Pereira 125764-1
Janaina Milena de Goes CarvalhoA671AD-0
Josiane Cristina Rosa Santos A67JFD-5
Luis Henrinque Cardoso Rodrigues A47FGG-2
Oziel Vieira MoraesA516CB-3
Silvano Lopes da Silva A61428-1

DIREITO SOCIETARIO
Sociedade OFF SHORE e outros Tipos Societário

Setembro/2011
DIREITO SOCIETARIO
Sociedade OFF SHORE e outros Tipos Societário

Trabalho apresentado como exigência parcial para obtenção de nota na disciplina de Direito Societário da UNIP –Universidade Paulista com orientação do Professor Anésio.

SOROCABA/SP
Sumário
1 - Sociedade Cooperativa 4
2- Sociedade OFF Shore 13
3 -Sociedade Anónima. 19
Objeto Social: 20
Denominação 20
Estrutura da Sociedade Anônima 22
Demonstrações Contábeis 23
4 – Sociedade Limitada 24
Características da Sociedade Limitada 25
Código Civil 2002 26
RESPONSABILIDADES 30
Bibliografia. 321 - Sociedade Cooperativa

Cooperativa é uma sociedade de pessoas com objetivos comuns e divisão igualitária dos benefícios e obrigações. Enquanto uma empresa visa lucro, tem número de sócios limitados e quem manda é quem tem maior controle acionário, na cooperativa, não há limite para sócios, as decisões são tomadas em assembléias e, apesar dos interesses econômicos, seu principal objetivo éajudar seus associados.
As cooperativas, que são regulamentadas pela lei federal 5.764, de dezembro de 1971, são definidas, de acordo com os seus objetivos.
As sociedades que necessitam de registro na Junta comercial, ou em cartório de registro de pessoas jurídicas terão 30 dias a contar a sua criação para promover a respectivo registro. Se este registro não for efetivado, todos os atospraticados neste período serão considerados nulos.
Para a formação de uma cooperativa são necessários pelo menos 20 cooperados na forma da Lei 5764/71.
Histórico das Sociedades Cooperativas.
A origem e evolução das sociedades cooperativas remontam à Inglaterra do Século XIX, que estava inserida num contexto sócio e economicamente instável. Tal evolução contrapunha-se ao conceito que direcionava asrelações econômicas da época, ou seja, o ascendente individualismo que objetivava os lucros. A Revolução Industrial, resultado do aperfeiçoamento tecnológico, substituía mão-de-obra humana pela automação em suas linhas de produção. Uma grande massa de trabalhadores foi substituída, e aqueles suficientes para operar a linha de produção passaram a realizar e ter conhecimento de apenas parte do processode produção.
O responsável pela divulgação na Inglaterra das idéias cooperativistas foi Robert Owen (1771 – 1858). Socialista e reformador social, Owen criticava as instituições competitivas bem como a sociedade de então – segundo ele, estruturadas sob a irracionalidade da miséria humana.
Na França foi Philippe Buchez, médico, quem aprimorou as idéias de Owen. Seus avanços se desenvolveram deforma considerável no ideal comunitário do industrial inglês, pensando em uma organização livre, formada pelos próprios operários, baseada sobre o próprio trabalho e não sobre o capital , uma organização que tornasse os operários seus próprios patrões.
Em Quebec, no Canadá, nasceram cooperativas formadas por categorias de profissionais chamadas cooperativas de crédito mútuo, o modelo mais comum...
tracking img