Direito do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO APLICADO DE ENSINO SUPERIOR-IAES
ROBERTA PEIXOTO GONÇALVES







DIREITO DO CONSUMIDOR






ITARANA/ES
2012
ROBERTA PEIXOTO GONÇALVES




DIREITO DO CONSUMIDORTrabalho avaliativo entregue como quesito para aprovação na disciplina Direito do Consumidor, oferecido no Curso de Administração, pelo InstitutoAplicado de Ensino Superior.
Prof. Diego Fardin.




ITARANA/ES
2012
INTRODUÇÃO

Direito do Consumidor estabelece normas de proteção, defesa e dá outrasprovidências. Consumidor é toda pessoa física e jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
Toda empresa ou loja deve conter O Código de Defesa do Consumidor no balcão eacessível. Nele, constam todos seus direitos, deveres e obrigações.
A Lei estabelece seus princípios básicos que são direitos a cada consumidor e, protege-os.













EXERCÍCIOS


1 –CITE E COMENTE TRÊS PRINCÍPIOS DO DIREITO DO CONSUMIDOR.








• Inversão do ônus da prova: quando se percebe que o consumidor não esta em condições de produzir provas. Ele entra comuma ação e o juiz adverte.


• Não abusividade da publicidade: abuso da propaganda seja ela discriminatória, coagiva ou abusiva. Pois, dependendo da propaganda o consumidor sente-se constrangido.• Publicidade: uma publicidade sem sigilo, bem franca e limpa, sem propaganda enganosa a qual não ilude o consumidor. O cidadão tem o direito de saber se o seu nome consta na lista doSPC/SERASA.

















2 – ESCOLHA TRÊS ARTIGOS, INCISOS OU PARAGRÁFO DA LEI 8.078/90 QUE CONTENHA DIREITOS E EXPLIQUE-OS.




Art. 4°, lll – harmonização dos interesses dosparticipantes das relações de consumo e compatibilidade da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo viabilizar os princípios nos quais se funda a...
tracking img