Direito civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso concreto 01
Francisco doou ao seu sobrinho Luís imóvel residencial (doação pura), fazendo constar da escritura que abria mão do direito de revogar a doação poringratidão. Posteriormente, Luís foi condenado por crime de difamação contra seu tio.
 
Pergunta-se:
a) é válida a cláusula de renúncia? Não. O direito de revogar adoação por ingratidão do donatário é IRRENUNCIÁVEL, sendo NULA qualquer cláusula disposta inclusive pelo próprio DOADOR, com relação a não exercer esse direito. Masa revogação da doação não poderá prejudicar os DIREITOS ADQUIRIDOS POR TERCEIROS, ficando o donatário, em caso de impossibilidade de devolução das coisas doadas, aindenizá-la pelo meio termo do seu valor.
b) pode a doação ser revogada na hipótese? Em regra a doação, sendo espécie de contrato, poderá ser revogada pelos modoscomuns a todos os contratos, além das hipóteses especiais de INGRATIDÃO DO DONATÁRIO ou POR INEXECUÇÃO DO ENCARGOS (artigo 555 CC). 
Questão objetiva 01
(Procurador doBACEN/2002) A doação de um bem feita por A a B, com o dever de este continuar a viver em companhia de uma pessoa doente, é considerada:
 
a) remuneratória.
b)condicional.
c) conjuntiva.
d) onerosa.
e) sob a forma de subvenção periódica.
 
Questão objetiva 02
 
Marque a alternativa CORRETA:
 
a) A doação é contrato de forma livre.b) O nascituro, por não ter personalidade jurídica, não pode receber doação.
c) A doação de ascendentes a descendentes importa em adiantamento da legítima.
d) A doaçãoonerosa jamais poderá ser revogada.
e) Por implicar em restrição de direitos, a ingratidão que justifique a revogação da doação apenas poderá recair sobre o doador
tracking img