Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Índice

1. Introdução 2
2. Da linguagem oral para a escrita 4
3. A Aprendizagem da Leitura 5
3.1. Reconhecer os sinais gráficos 5
3.2. Dificuldades de leitura e dislexias 6
3.3. Fontes de dificuldades na aprendizagem da leitura 7
4. A Aprendizagem da Escrita 14
4.1 Dificuldades de escrita e disgrafias 19
5. Conclusão 24
6. Bibliografia 25

2. Introdução

M
uitascrianças aprendem a ler e escrever e não encontram nenhuma dificuldade. Outras necessitam de alguma ajuda especial para conseguir sucesso na mesma actividade. As dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos de ensino tem sido estudado pelos mais diversos profissionais preocupados com a escola, na busca dos factores que interferem no sucesso escolar e na melhoria do ensino. Aspesquisas apoiam-se em factores sociais, culturais, económicos, cognitivos, emocionais, institucionais ou orgânicos para explicar as dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita.
Todos os dias usamos a linguagem sem ter a noção de que ela é um problema. Percebemos sem esforço o que nos dizem, sem pensar como o fazemos. Lemos o jornal e aprendemos o sentido das frases e daspalavras de uma maneira que nos parece imediata, sem obrigar a grandes cogitações. No entanto, se prendermos estudar como conseguimos levar a cabo estes actos aparentemente tão simples, logo nos damos conta que há muitos aspectos envolvidos e que debaixo da aparente simplicidade está uma fina rede de processos, que se encaixam num sistema que funciona de modo coordenado.
É neste sentido que seapresentarão, neste trabalho, as dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Elas constituem um dos tais problemas que são partilhados por profissionais e cientistas de diferentes áreas de formação, para cujo esclarecimento é útil o arsenal conceptual e metodológico de cada um. Mas as dificuldades de linguagem são um problema demasiado vasto. Há muitas dificuldades de linguagem, umas maisrelevantes nuns contextos do que outras. Trataremos aqui as dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, do ponto de vista das várias aquisições que envolve e das dificuldades que podem surgir nessas aquisições, que são particularmente relevantes em contextos educativos, distinguindo as que são intrínsecas ao processo de aprendizagem e as que são fruto de alguma perturbação específica, como adislexia e a disgrafia que serão examinadas mais atentamente. De relevar que numa escrita alfabética como a nossa, os sinais gráficos fixados no papel correspondem grosseiramente à sequencia dos sons da fala, os fones. Todavia, o leitor principiante não tem, à partida, consciência da fala como uma sequência de fones. Esta é a razão principal pela qual a escrita requer um processo de aprendizagemmais difícil do que a fala


















2. Da linguagem oral para a escrita

A linguagem concretiza-se geralmente através da fala. No entanto, a fala não é a única via de expressão linguística. A escrita é outra via da linguagem, uma via que assumiu um papel indispensável nas sociedades modernas.
O que distingue a escrita das outras formas derepresentação gráfica é justamente a ligação à linguagem. A escrita caracteriza-se por utilizar sinais gráficos convencionais para representar formas linguísticas.
A nível da própria linguagem, há quem defenda que só através da escrita se podem desenvolver formas mais elaboradas de expressão, como construções sintácticas demasiado complexas para serem utilizáveis na fala. E bastaria um olhar, mesmo quesuperficial, pela literatura para aprender o poder criativo e libertador da própria escrita.
A largueza de horizontes permitida pela escrita só exige um requisito óbvio. É uma contrapartida pequena relativamente ao que concede: o falante ouvinte, que naturalmente domina a linguagem falada, vai ter de aprender a escrita que lhe corresponde. Por outras palavras, é verdade que ao registar o...
tracking img