Dheg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 APRESENTAÇÃO
Segundo estudo de diversas literaturas pode-se conceituar a Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG) como o aumento da pressão arterial em gestantes, que na maioria das vezes não apresentavam hipertensão. A DHEG normalmente tem início na vigésima semana de gestação, desaparecendo até seis semanas após o parto. Porém, uma vez detectada, é necessário serem tomadas todas asmedidas possíveis e cabíveis para que não advenham suas intercorrências que são sérias e por vezes fatais tanto para a gestante quanto para o feto (BRINGMANN, 2004).
A hipertensão arterial é a doença que mais freqüentemente complica a gravidez, presente em 5 a 10% das gestantes, e hoje sendo responsável pelo maior índice de morbidade e mortalidade materna e perinatal. Nos grandes centros urbanosdo nosso país, tornou-se a causa mais importante de morte materna. É a primeira causa de mortalidade materna chegando a 35% dos óbitos decorrentes de eclâmpsia, hemorragia cerebral, edema agudo dos pulmões, insuficiência renal aguda e coagulopatias (FUSTINONE, 2004).
O diagnóstico é feito por meio da medição da pressão arterial. De acordo com o Conselho Brasileiro Sobre Cardiopatia e Gravidez(2004), caracteriza-se hipertensão arterial sistêmica (HAS) na gravidez quando a pressão arterial sistólica (PAS) estiver ≥ 140mmhg e a diastólica (PAD) ≥90mmhg em duas tomadas, com intervalo de 4h, em repouso, ou quando houver aumento ≥30mmhg na PAS e/ou aumento ≥15mmhg na PAD, em relação a conhecidos níveis prévios à gestação.
A DHEG classifica-se em: pré-eclâmpsia leve, grave e superposta,síndrome de HELLP e eclâmpsia, entretanto, as pacientes não evoluem necessariamente dessa forma. Por essa razão, é de extrema importância que possa haver uma atenção específica nesse sentido, evitando assim, tais complicações (ZIEGEL, 1995).
JUSTIFICATIVA
Hoje nos deparamos com diversas formas de acesso à informação. Na área da saúde, isso é fundamental, visto que a utilização dos meios de comunicaçãopara essas informações facilita a chance de que muitas doenças sejam amenizadas, como a DHEG, proporcionando assim, muito mais qualidade de vida para as gestantes com essa doença.
Isso hoje deve ser visto como um problema a ser solucionado, e essa pesquisa vai proporcionar o acompanhamento direto com gestantes portadoras de DHEG, trabalhando a conscientização do que é a doença e a importância dasua contribuição no tratamento. De forma que serão oferecidos e implantados na pesquisa, partes alternativas co-ligadas ao tratamento clínico, oferecendo a gestante incentivo para a colaboração satisfatória no tratamento e, conseqüentemente uma diminuição nas chances de outras possíveis complicações durante a gestação.
OBJETIVOS
GERAL
Diante do exposto, o objetivo da presente pesquisa étrabalhar educação em saúde destinada à prevenção da DHEG, voltada para as gestantes e todas as mulheres que se interessarem pelo assunto, promovendo a saúde e a prevenção deste agravo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Elaborar uma cartilha informativa destinada à prevenção da DHEG;
Conscientizar sobre a importância do pré-natal promovendo a adesão da gestante;
Trabalhar a educação em saúde do ponto de vista dapromoção, bem como da prevenção das conseqüências da DHEG;
Conscientizar a gestante que sua participação é fundamental para o tratamento da DHEG.
REVISÃO DA LITERATURA
A literatura tem demonstrado os diversos tipos de tratamentos para a DHEG, clínico-medicamentoso até os alternativos, sendo que todos eles ressaltam a importância do pré-natal. Há também, diversos protocolos produzidos poralguns municípios do nosso país, voltados ao profissional da área da saúde, sobre quais condutas adotar em casos de síndromes hipertensivas na gravidez. Seguindo a linha de pesquisa observou-se inclusive a existência de um manual do Ministério da Saúde tratando desse assunto.
Além da quantidade de consultas recomendadas pelo Ministério da Saúde, é importante a qualidade dessas consultas, visto que...
tracking img