DHEG

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
DHEG: DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECIFICA NA GRAVIDEZ

Daianny Batista Soares1


RESUMO
A hipertensão gestacional caracteriza- se por hipertensão após a 20º semana. Com o objetivo de investigar suas complicações e tratamento. O artigo trata-se de um estudo descritivo sobre DHEG: Doença Hipertensiva Especifica na Gravidez. Compreender a assistência à saúde perinatal prestada às gestantes éimportante, pois previne as causas mais freqüentes de complicações na gravidez.
Palavras- Chave: DHEG. Gravidez, Complicações,Tratamento. Assistência perinatal.

ABSTRACT:
Parte superior do formulário
Gestational hypertension is characterized by hypertension after the 20th week. In order to investigate its complications and tratamento.O article it is a descriptive study on preeclampsia: SpecifiesHypertensive Disease in Pregnancy. Understanding the perinatal health care provided to pregnant women is important, because it prevents the most common causes of pregnancy complications.

Keywords: HDP. Pregnancy, Complications, Treatment. Perinatal care.



INTRODUÇÃO


Segundo a literatura brasileira, no Brasil as síndromes hipertensivas podem afetar em torno de 15% da população de grávidas ocorrendoespecialmente em nulíparas e mulheres de baixo nível sócio- econômico. (Revista Med, 2008)
Os problemas de saúde na gravidez podem constituir uma ameaça para a mulher e para o feto caracterizando gestações de alto risco (FERREIRA E CAMPANA 2004 apud BURROUGHS, 1995).
A Doença Hipertensiva Especifica na Gravidez (DHEG) tem como classificação as formas de pré- eclampsia e eclampsia sendo estas leve ougrave onde, se caracterizam- se pelos episódios convulsivos conseqüentes a eclampsia. Não se sabe qual o fator responsável pelo aparecimento da DHEG ; Admite-se a influencia de vários: paridade, raça, características físicas, condições climáticas, hereditariedade, doenças intercorrentes e condições socioeconômicas. (CABRAL, 2002).
É importante ressaltar que a hipertensão arterial pode ser umasituação pré existente, ou seja, ao invés de ser induzida no período gestacional pode ser causada por hipertensão arterial que antecede a gravidez e persiste após o parto. As intercorrências desses eventos são variáveis, na qual a DHEG, tem significado a maior causa de complicações do período gravídico-puerperal por apresentar risco materno e fetal (RICCI, 2008).
Sabe- se que a prática de examespré-natal e a identificação dos problemas permite um diagnóstico precoce, o que, na prática facilita uma intervenção a tempo, ou seja, uma das primeiras observações da equipe multidisciplinar, que é responsável pelo atendimento pré-natal, deve ser identificar as mulheres que apresentam probabilidades estatísticas de desenvolver DHEG (Rezende E Montenegro, 2008).
Pelo fato das doenças Hipertensivasserem as causas mais freqüente de complicações nas grávidas no Brasil, faz- se necessário a realização deste trabalho.
Tem como objetivo prestar assistência integral com qualidade, respeitando a necessidade de cada gestante preocupando- se em sintonizar o processo pelo o qual a mesma vem se preparando para evitar situações diversas.
Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo com base em um estudode caso. O trabalho baseou-se em revisão bibliográfica e caso clínico. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Imperatriz- MA, realizado com uma gestante no Hospital Regional Materno Infantil, no mês de Novembro de 2013, a partir da análise de prontuário e entrevista realizada por acadêmicos de enfermagem da IESMA/UNISULMA.
Espera-se que este artigo científico venha a se tornar um ponto dereflexão para profissionais da área da saúde tanto para os que já atuam na área como também aos profissionais da saúde em formação inicial, no sentido de compreender que DHEG é uma patologia obstétrica grave, por sua freqüência e por determinar elevada morbiletalidade materno-fetal


2. REFERENCIAL TEÓRICO

Com elevação da pressão arterial no período gestacional pode ocorrer a pré- eclampsia, ou seja,...
tracking img