Desafio de comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso: Ciências Contábeis Período Letivo: 2011/1
Semestre: 1º Turno: Vespertino
Pólo: 527 – De Apoio Presencial: Itapipoca/CE (18923)
Disciplina: Empreendedorismo.
Professor EAD: Ademir Cavalheiro Leite.
Autor do Desafio: Matheus Jensem Ribeiro.

DESAFIO DE APRENDIZAGEM
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

EQUIPE:
ACADÊMICOS R.AE-MAILS
Jamylle Késsia Motta Rodrigues 288186 Jamyllekessia@hotmail.com
Nara Rochelly dos Santos Lima 326318 Narah-lly@hotmail.com
Hatemis Castro Campos 286114 Hatemisc@yahoo.com
Paulo Richardes Matias Santos 288199 Paulorichardes.001@hotmail.com
Mayke Lima do Nascimento 288195 Maykelima22@gmail.com

Abril de 2011
Itapipoca-Ce
PRIMEIRO DESAFIO

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ComportamentoOrganizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
“Comportamento Organizacional é um comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização entre si. Asprincipais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.” Dubrin
Comportamento organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, como se interage com as outras pessoas do mesmo convívio profissional e como a empresa se relaciona com esses colaboradores, sendo que o processo de trabalho administrativo, jamais pode ser entendidocomo conteúdo do mesmo.
O comportamento organizacional também se resume na realização da pessoa em compreender as outras pessoas, e é dessa forma que se destaca o autoconhecimento e a auto percepção.

COMPORTAMENTOORGANIZACIONAL

RESUMO

O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com opropósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Seguindo do entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas. O foco será: definir comportamento organizacional, descrever o que fazem os executivos, Explicar a importância do estudo sistemático do comportamento organizacional, listar as principais oportunidades e desafios no usodos conceitos do comportamento organizacional, identificar as contribuições das principais disciplinas das ciências do comportamento ao estudo do comportamento organizacional, explicar por que os executivos precisam de conhecimentos sobre comportamento organizacional.

PALAVRAS-CHAVE: Comportamento Organizacional. Executivo. Organização.

INTRODUÇÃO

Enfocaremos neste, aspectos relevantes sobre ocomportamento organizacional, que é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. 
Estuda três de terminantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimentoobtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente. 
A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Os executivos não podem depender apenas de suashabilidades técnicas. Eles precisam também de habilidades interpessoais. 
Uma organização precisa ter políticas explícitas ou implí¬citas que orientarão a tomada de decisão. As organizações não se conduzem por si mesmas, daí a necessidade de um pensamento comum que norteie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir que os objetivos...
tracking img