Desafio de comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio 1
Etapa 01 –

O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esseestudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, estuda-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano eadministração.
É um campo que estuda o impacto que indivíduos e grupos e a estrutura tem dentro de uma organização. O foco é basicamente solucionar problemas e buscar soluções para as empresas. É umaferramenta humana em prol do homem.
O comportamento Organizacional visa em uma melhor compreensão do comportamento humano, para fazer pessoas mais satisfeitas e produtivas.
No livro CulturaOrganizacional de Stephen P. Robbins, o autor contribui com o estudo do comportamento humano em prol da melhoria da eficácia da organização, para ele “comportamento organizacional é um campo de estudo queinvestiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficáciaorganizacional”.
Já para John Wagner III, no livro Comportamento Organizacional – Criando Vantagem Competitiva, o autor tem a idéia de que o comportamento é observável, para ele o comportamentoorganizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas [...] Enfoca comportamentos observáveis [...] Busca facilitar oentendimento de processos grupais e organizacionais.
Sistemas Abertos
- Apresentam relações de intercambio com o ambiente
- Trocam matéria, energia e informação com o ambiente
- São adaptativos
SistemasFechados
- Não apresentam relação de intercambio com o ambiente, sendo assim não recebem influencia e não influenciam
- Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para...
tracking img