Cultura e comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura e Comportamento Organizacional




Professora: Kátia Bruno























1. Comunicação para o Desenvolvimento Interpessoal


1.1. Significados de Feedback

No processo de desenvolvimento da competência interpessoal, feedback é um processo de ajuda para mudanças de comportamento; é comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer-lheinformações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. Feedback eficaz ajuda o indivíduo (ou grupo) a melhorar seu desempenho e assim alcançar seus objetivos.


1.2. Como superar as dificuldades em dar e receber feedback, criando habilidades de comunicação


1.2.1. Por que é Difícil Receber Feedback?

É difícil aceitar nossas ineficiências e ainda mais admiti-las para os outros,publicamente.
Quando percebemos que estamos contribuindo para manter o problema e que precisamos mudar para resolvê-lo, podemos reagir defensivamente: paramos de ouvir (desligamos), negamos a validade do feedback, agredimos o comunicador apontando-lhe também seus erros, etc. Às vezes, a resolução de um problema pode significar descobrir e reconhecer algumas facetas de nossa personalidade quetemos evitado ou desejado evitar até de pensar.


1.2.2. Por que é Difícil Dar Feedback?

Gostamos de dar conselhos e com isso sentimo-nos competentes e importantes. Daí o perigo de pensar no feedback como forma de demonstrar inteligência e habilidade, ao invés de pensar na sua utilidade para o receptor e seus objetivos.
Podemos temer as reações do outro – sua mágoa, sua agressão, etc., istoé, que o feedback seja mal interpretado, pois, em nossa cultura, feedback ainda é percebido como crítica e tem implicações emocionais (afetivas) e sociais muito fortes, em termos de amizade (ou de negação), status, competência e reconhecimento social.
Muitas vezes, a pessoa não está preparada psicologicamente para receber feedback ou não deseja nem sente sua necessidade. É preciso atentar paraestes aspectos de nula ou fraca prontidão perceptiva, que constituem verdadeiros bloqueios à comunicação interpessoal. Se insistirmos no feedback, a pessoa poderá duvidar dos nossos motivos para tal, negar a validade dos dados, racionalizar procurando justificar-se, etc.


1.2.3. Habilidades de Comunicação a Serem Desenvolvidas

O desenvolvimento de competência interpessoal exigeaquisição e o aperfeiçoamento de certas habilidades de comunicação para facilidade de compreensão mútua. Estas habilidades precisam ser treinadas e praticadas constantemente para maior eficiência de resultados.
As principais habilidades de comunicação interpessoal são:

1. Paráfrase:
Consiste em dizer, com suas próprias palavras, aquilo que o outro disse. Você enuncia a idéia do outrocom seu vocabulário usual, dá um exemplo indicando o que você pensa a respeito ou, por qualquer outra forma, mostra ao outro o significado do que você aprendeu do que ele disse. Uma boa paráfrase é, usualmente, mais específica do que a afirmação original.
A habilidade de paráfrase envolve atenção, escuta ativa e empatia. Uma paráfrase neutra constitui um autêntico feedback para o emissorda mensagem. Por exemplo: “Será isto (afirmação) a correta expressão de sua idéia?” Ou então: “Seria isto (fato específico) um exemplo do que você disse?”


A paráfrase é uma das maneiras de testar a compreensão da mensagem antes de reagir a ela. Na próxima vez que alguém estiver irritado com você ou criticando suas idéias, experimente usar paráfrase até conseguir mostrar-lhe que vocêentende o que ele está querendo transmitir. Que efeitos resultarão nos seus sentimentos e nos dele?

2. Descrição de Comportamento:
Consiste em relatar as ações específicas, observáveis, dos outros, sem fazer julgamentos ou generalizar seus motivos, ou trações de personalidade, evitando o uso de adjetivos negativos.
Significa, enfim, evitar descrever características...
tracking img