CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

359 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EAD – GESTÃO DE NEGÓCIOS

CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ANA ALICE GRANDO
PROF. MÁRCIA CRISTIANE DE ABREU
PATO BRANCO - PR
2014

CONCEITO CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura organizacional consiste num conjunto de crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, e ainda princípios e políticas de gestão implantadas pela organização. Ou seja, se refere a um sistema de valores, criados e compartilhados entre os membros de uma organização, sendo um diferencial de cada organização. Esse sistema nada mais é que um código de condutas e comportamentos exigidos e, ou esperado de seus membros.
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL
A Cultura Organizacional é utilizada para evitar e também pode ajudar na resolução de conflitos internos e dissolução de problemas interpessoais. Sendo assim de grande relevância para manter um bom clima organizacional, o que leva ao alcance de seus objetivos. Por isso, há extrema importância na disseminação correta desses valores e necessidade do comprometimento de seus membros.
Por outro lado, se esses valores não forem claros e eficientes, de forma que contenha perspectivas de ascensão de seus membros e juntamente com a organização, pode levar esta a não alcançar seus objetivos, e se não for revisto urgentemente pode leva-la a falência.
QUAL A RELAÇÃO DA CULTURA COM O CLIMA DA ORGANIZAÇÃO
O Clima Organizacional está intimamente ligado a cultura organizacional. Ou seja, se a cultura não é satisfatória e clara numa organização tão pouco seu clima será, o que deixara seus membros insatisfeitos e desmotivados, criando tensão, rivalidades, desinteresse, erros constantes, desobediência, falta de comunicação, alto índice de absenteísmo, greves, desperdício de materiais e rotatividade de funcionários. Por outro lado, se o clima é bom existe alegria no ambiente de trabalho, aplicação de novas ideias, os membros se sentem confiáveis, motivados, e predominam atitudes

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas