Planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO














Itabira
2013



























“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”.
Thomas A. Edison
INTRODUÇÃO

O presente estudo aborda a utilização do processo de planejamentoestratégico nas organizações públicas e tem como objetivo dar contribuição sobre a necessidade da utilização desta importante ferramenta para a melhoria da prestação do serviço público, bem como o uso racional de recursos, observando os princípios de legalidade, transparência, economicidade e isonomia. A utilização e difusão deste processo nas organizações públicas são de fundamental importância,considerando que a aplicação deste método de planejamento no setor privado apresenta resultados positivos, a fim de desmistificar o conceito e o pensamento da população de que a prestação do serviço público é precária, ineficiente, vagarosa e burocrática.

A primeira parte do trabalho objetiva esclarecer sobre o processo de planejamento estratégico, seus conceitos e características, a segundaparte trata também sobre os conceitos, concepção de acordo com as doutrinas sobre a formulação da estratégia a ser adotada e sua implementação. O terceiro item aborda a importância do planejamento estratégico e a definição da missão e visão do Departamento de Estradas e Vias da Secretaria Municipal de Obras do Município de Itabira/MG, então este trabalho tem como objetivo compreender como ocorre oprocesso planejamento estratégico numa organização pública, identificar e descrever as características deste modelo de gestão. Analisando os principais resultados sob a visão dos servidores efetivos lotados no Departamento de Estradas e Vias da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura Municipal de Itabira.














METODOLOGIA E MÉTODO



Segundo Garcia (1998),metodologia é o estudo dos caminhos dos instrumentos utilizados para se fazer pesquisa científica, os quais respondem o como fazê-la de forma eficaz.





Conforme Lakatos e Marconi (2010), método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com segurança e economia, leva ao alcance do objetivo, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e contribuindo nas decisões do pesquisador.Assim o presente capítulo trata dos aspectos metodológicos utilizados para delinear este estudo, os caminhos e estratégias, o tipo, o universo, a amostra e os sujeitos da pesquisa, as técnicas de coleta e análise de dados e por fim as limitações de pesquisa identificadas.





Abordagem





Essa pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa.





Richardson(1999) caracteriza como pesquisa qualitativa, a tentativa de compreender os significados e as características situacionais que são apresentadas, no lugar de produzir características ou comportamentos.





Roesch (1999) apresenta a pesquisa qualitativa como sendo adequada a trabalhos que objetivam melhorar a efetividade de um programa, bem como propor planos, metas ou intervenção nos mesmos e ooutro como a pesquisa voltada para captar a percepção do entrevistado.




Assim, este estudo buscou identificar as características e a importância de um processo de planejamento estratégico numa organização pública, descrever as fases de formulação e implementação de estratégia e finalmente analisar os resultados e ou benefícios percebidos sob a ótica de servidores lotados na SecretariaMunicipal de Obras.



Tipo de pesquisa





A forma de pesquisa utilizada neste trabalho foi descritiva.





Gil (2009) define a pesquisa descritiva como o procedimento racional e sistemático que tem a finalidade proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa é desenvolvida mediante os conhecimentos disponíveis e a utilização de métodos e outros procedimentos...
tracking img