Trabalho escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ásia é o maior e mais populoso dos continentes. O processo de industrialização na maioria dos países asiáticos (como a Malásia, Japão, Índia, Israel, Tailândia e outros) remonta ao períodopós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando os movimentos de independência se fortaleceram e os países conseguiram deixar de ser colônia.

Esse processo de transformação socioeconômica nos países docontinente é considerado tardio, fato que não prejudicou o avanço econômico e industrial dos países que, atualmente, apresentam alto grau de desenvolvimento em nível mundial, competindo diretamente compaíses que se industrializaram antes.

De uma maneira geral, a industrialização no continente caracterizou-se principalmente pela mão de obra qualificada e especializada, construção de vias detransportes, exploração de recursos naturais e uso intensivo de tecnologias de ponta.

O processo de industrialização (século 19), no Japão, iniciou-se por meio da intervenção e dos incentivos do estado. Opaís apresentava uma política modernizadora, com investimentos na educação voltados para a qualificação de mão de obra.

Após a Segunda Guerra, uma série de reformas e medidas (investimentos estataisna educação, desenvolvimento tecnológico e mão de obra barata e qualificada) foi implantada para modernizar a economia, cultura e a política, além de reconstruir o setor industrial.

A Chinaapresenta uma das maiores economias do mundo, sendo o setor industrial um dos mais desenvolvidos do país. O processo de industrialização intensificou-se a partir do final da década de 70.

Os países queintegram os chamados Tigres Asiáticos (Taiwan, Cingapura, Coréia do Sul, Hong Kong) apresentam industrialização recente e acelerada (década de 70), orientada para a exportação.

Atualmente, asindústrias que mais se desenvolvem no continente são as de eletrônicos, robótica, informática, automobilística e têxtil. Os Tigres Asiáticos exportam seus produtos para diversos países, o que contribui,...
tracking img