Criacionismo e evolucionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Criacionismo
A questão sobre as origens do homem remete a um amplo debate, no qual filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humanae, implicitamente, por que somos o único espécime dotado de características que nos diferenciam do restante dos animais.

Desde as primeiras manifestações mítico-religiosas o homem busca respostapara essa questão. Nesse âmbito, a teoria criacionista é a que tem maior aceitação. Ao mesmo tempo, ao contrário do que muitos pensam, as diferentes religiões do mundo elaboraram uma versão própria dateoria criacionista.

O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Tambémfeito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegama ter pontos de explicação bastante semelhantes.

Sendo um tema polêmico e inacabado, a origem do homem ainda será uma delicada questão capaz de se desdobrar em outros debates. Dessa forma, cabe acada um julgar e adotar, por meio de critérios pessoais, a corrente explicativa que lhe parece mais plausível.
Evolucionismo
► Todo ser vivo seja formado por células. ► A vida depende da Autonomia eda integridade da célula. Toda célula é portadora de material genético, o DNA e o RNA. ►A célula é responsável por todo o metabolismo do organismo, em conjunto com outras, forma os sistemas. ► Todacélula se origina de uma outra célula pré-existente. Sendo que elas fazem a reprodução assexuada.
Quando se quer explicar como os organismos vivos apareceram na Terra, muitas vezes se lança mão dateoria da sopa primordial, que parece ser a explicação científica mais plausível.
1. -------------------------------------------------
O grande problema do darwinismo não é a teoria de Darwin, que...
tracking img