Criacionismo ou evolucionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Raphael Sabino de Oliveira Fausto.
RA: B383EC-0.
Matéria: Homem e Sociedade - Profª Mirene.
Introdução
O criacionismo consiste na crença que o universo e a vida foram criados, sem recurso a matéria preexistente por uma entidade superior (Deus).
Esta teoria não é aceita no meio cientifico pois não pode ser confirmada com bases cientificas. Contudo tem gerado controvérsias,nomeadamente nos EUA, pois os criacionistas afirmam que esta se trata de uma proposta científica plausível e que deveria ser tida em conta, no seio comunidade científica.
Escolhi esse tema pois, pretendia explorar esta visão da origem da vida, contrária ao que nos tínhamos como verdade, pois julgávamos que o evolucionismo era tido como verdade inquestionável.

Criacionismo

Existemvários tipos de criacionismo, mas em todos está presente a ideia de que Deus criou o Mundo livremente sem recurso a qualquer matéria preexistente.
Em geral os criacionistas acreditam que a explicação do início do Mundo mostrada no genesis, o primeiro volume do Velho Testamento, é a verdadeira explicação das origens de tudo o que vemos em nosso redor. Apesar disso, o criacionismo nãoé necessariamente conectado a nenhuma religião em particular. Ele simplesmente exige a crença numa inteligência criadora na origem do universo e da vida.
O criacionismo afirma a ideia da mais pura causalidade pois Deus a partir do nada, por um ato de sua livre vontade põe o universo e o homem na existência. Exclui-se por consequente uma causa material, a esta teoria opõem-se todas asconcepções materialistas como a teoria da biogénese ou a teoria do Big Bang, que dizem que o universo ou a vida foram criados a partir de matéria preexistente por mero acaso.
O criacionismo gira em torno de uma ideia chamada de"desígnio inteligente" (Intelligent Design). Esta é a ideia de que os organismos vivos são tão complexos que apenas poderiam ter aparecido com a intervenção de umainteligência superior.
O Criacionismo, não é aceito dentro da visão científica, pois não há provas cientificas da existência desta entidade superior. Contudo os seus seguidores proclamam que se trata de uma proposta científica legítima e que esta deveria ser aceita como “ ciência da criação”.

O Criacionismo nos EUA

O debate sobre o criacionismo tem sido especialmente intenso nos EUA, ateoria da evolução provoca polémica há anos nos Estados Unidos, que defende que as escolas deveriam ter a mente aberta e ensinar todos os pontos de vista e promoverem teorias rivais, como a do "desígnio inteligente", rejeitada por cientistas que a qualificam como religião disfarçada. Estes alegam que o criacionismo não tem qualquer base científica.

Criacionismo vs Evolucionismo

O modeloevolutivo propõe que a vida se tenha originado por si mesma, por mero acaso de reações químicas há bilhões de anos, e então evoluído em direção a formas cada vez mais avançadas, até culminar na formação dos seres humanos. O modelo criacionista, propõe que um ser superior criou propositadamente as formas básicas de vida, incluindo os ser humano, há alguns milênios.
Estamos aqui somente comoresultado de um processo evolutivo prolongado, mecanicista, sem desígnio, ou fomos criados, com propósito, responsabilidade?
O criacionismo faz desta questão um argumento, afirmando que segundo o evolucionismo estamos no mundo por acaso, não temos um propósito, Deus dá um sentido ás nossas vidas, (saibamos nós, ou não qual é) dá-nos uma identidade, e o ser humano necessita de uma identidade,de uma orientação que lhe permita definir uma linha de conduta. O Criador criou o homem com um propósito e mesmo que nós não saibamos qual é, isto afasta-nos de uma vida errática, sem sentido, dá ao ser humano um estatuto especial.
O evolucionismo sendo uma filosofia materialista, abala os alicerces morais da vida em sociedade que levam os homens a estabelecerem e aceitarem certos...
tracking img