Criacionismo e evolucionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O CRIACIONISMO é a teoria que diz que o Universo e a vida na Terra foram criados por uma ou mais entidades inteligentes (um ou mais deuses).
Para os gregos antigos, foram os titãs que criaram ohomem; para a mitologia chinesa, a raça humana foi criada pela solidão da deusa Nu Wa; o cristianismo se baseia nos escritos da Bíblia para explicar a origem do universo e da vida (Deus teria criado oscéus, a Terra com toda a vida animal e vegetal e, por fim, o homem).
Os religiosos sustentam que a origem do homem e do próprio Universo estaria contada em seus livros sagrados, como o Gênesis (um doslivros da Bíblia) ou o Corão. Há grupos religiosos que entendem os livros ao pé da letra ("Deus criou o mundo em 6 dias"); mas outros acham a interpretação da Bíblia não precisa ser tão ao pé daletra: quem sabe, dizem eles, os seis dias da criação representariam seis eras geológicas?
Um grupo de criacionistas americanos criou também a hipótese do "desenho inteligente" ("intelligent design", eminglês), muito . A questão sobre as origens do homem remete a um amplo debate, no qual filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vidahumana e, implicitamente, por que somos o único espécime dotado de características que nos diferenciam do restante dos animais.
CRIACIONISMO - Desde as primeiras manifestações mítico-religiosas o homembusca resposta para essa questão. Nesse âmbito, a teoria criacionista é a que tem maior aceitação. Ao mesmo tempo, ao contrário do que muitos pensam, as diferentes religiões do mundo elaboraram umaversão própria da teoria criacionista.
O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus eterra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo...
tracking img