Criacionismo e evolucionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: A diferença entre o criacionismo e evolucionismo

Criacionismo e Evolucionismo
O modelo evolutivo propõe que a vida se tenha originado por si mesma, por mero acaso de reações químicas hábilhões de anos, e então evoluído em direção a formas cada vez mais avançadas, até chegar à formação dos seres humanos. O modelo criacionista propõe que um ser superior criou propositadamente as formasbásicas de vida, incluindo o ser humano, há alguns milênios.
Estamos aqui somente como resultado de um processo evolutivo prolongado, mecanicista, sem desígnio, ou fomos criados, com propósito,responsabilidade?
O criacionismo faz desta questão um argumento, afirmando que segundo o evolucionismo estamos no mundo por acaso, não temos um propósito, Deus dá um sentido ás nossas vidas, dá-nos umaidentidade, e o ser humano necessita de uma identidade, de uma orientação que lhe permita definir uma linha de conduta. O Criador criou o homem com um propósito e mesmo que nós não saibamos qual é istoafasta-nos de uma vida errática, sem sentido, dá ao ser humano um estatuto especial.
O evolucionismo sendo uma filosofia materialista abala os alicerces morais da vida em sociedade que levam os homensa estabelecerem e aceitarem certos compromissos.
Os criacionistas mais conservadores afirmam até que o questionamento que o evolucionismo faz à concepção bíblica sobre a origem da vida seriaresponsável por uma série de problemas vividos em sociedade, nomeadamente a desagregação da família e dos costumes, a deterioração dos valores morais, a competitividade que seria gerada pela idéia da seleçãonatural, o individualismo exagerado.
O evolucionismo vem encontrando desde sua formulação, problemas para comprovar as suas teorias. Apenas encontra evidências, porém não consegue ligá-las. Este éoutro argumento do criacionismo.
O aparecimento de vida a partir de matéria amorfa e a sua evolução gradual de seres unicelulares para seres mais complexos até chegar ao ser humano não tem base...
tracking img