Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como direcionamento um exame bastante interessante do processo contábil, englobando diversas disciplinas, mas com uma visão bastante prática, já que faz referencia a uma situação concreta posta em análise
Cumpre inicialmente registrar que uma grande função da Contabilidade é produzir informações para diversos níveis gerenciais de umaentidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões.
No presente Trabalho, será inicialmente fornecidas definições conceituais, sobretudo relacionada a “custos”, identificando quais os principais custos de uma empresa, através de exemplificação.
Conceituado e identificado os custos, passará o presente trabalho a tartar dasunidades equivalentes de produção, tratando ainda sobre a formação do preço de benda e os impostos incidentes sobre a atividade de venda.
Em seguida, será dado ênfase à análise do trinômio custo/volume/lucro e por fim, será demonstrado a importância de um sistema integrado para gerar informações
Importante salientar que o presente trabalho, por tratar de temas bastante extensos, não tem ointuito de esgotar o assunto, tentando apenas dar uma visão geral sobre o tema proposto.

2. DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

O sistema de acumulação de custos tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.
Resumidamente representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos fabricados. Destarte. uma vezcalculado os custos de cada centro de custo (produtivo ou auxiliar), é necessário transferir tais custos aos produtos. Assim, o fato da contabilidade apurar os custos de cada centro não significa que sua tarefa está concluída, pois o objetivo da contabilidade de custos é valorar os estoques e também determinar o Custo dos Produtos Vendidos – CPV.
Dessa forma, para a apuração dos custos seránecessário inicialmente determinar os custos diretos e contabilizá-los aos respectivos centros, posteriormente fazer o rateio dos custos indiretos e transferi-los aos centros de custos e por fim transferir os custos assim determinados, incluindo os custos de materiais diretos, para os produtos. Saliente-se que esta transferência será debitada á conta específica de estoques de produtos em elaboração ecreditada na conta de transferência de custos (no subgrupo das contas de centro de custos). Posteriormente, os produtos que forem concluídos serão transferidos para o estoque de produtos acabados, no caso da empresa analisada, estoque de doces.
Cumpre registrar ainda que o tipo de sistema de acumulação de custos a ser adotado pela empresa é totalmente dependente do produto ou do serviçoproduzido, bem como do processo de produção empregado.
Os custos são os gastos relativos a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. È o montante dos insumos usados na fabricação dos produtos da empresa. Exemplo: materiais, trabalho humano, energia elétrica, máquinas e equipamentos, entre outros.
No estudo dos custos, é de extrema valia a sua classificação. Assim. é precisosepará-los em custos diretos e indiretos.
Os Custos diretos: são os custos que estão relacionados a um determinado objeto. São todos aqueles que estão diretamente vinculados aos produtos. Exemplo o aço utilizado na produção de um carro; a borracha utilizada na produção de pneus; a madeira para a produção de um armário; etc.
Já os Custos indiretos são aqueles que não podem ser identificados comeste de maneira economicamente viável, ou seja, São aqueles que não podem ser facilmente vinculados aos produtos, mas ao seu conjunto e/ou ao conjunto da empresa. Um bom exemplo de custos indiretos são por exemplo o custo da manutenção de uma maquina que fabrica o carro ou que corta a madeira para a fabricação de um armário.
A diferenciação entre custos diretos e indiretos é de extrema valia...
tracking img