Civismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO SOBRE CIVISMO NAS ESCOLAS DE CARAPICUIBA

Introdução:
Civismo:
O termo civismo refere-se mais especificamente às atitudes e comportamento que no dia-a-dia manifestam diferentes cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para uma vida coletiva, visando preservar a sua harmonia e melhorar o bem estar de todos.
A Prefeitura de Carapicuíba , sob ocomando do atual Prefeito Sr. Sergio Ribeiro, tem demonstrado grande preocupação sobre a volta do Civismo nas escolas de ensino básico, com programas de incentivo com projetos como o “ Segundo Tempo” que incentiva os alunos a estar mais próximo das escolas em disciplinas que não estão obrigatoriamente na grade curricular do ensino Básico , como a educação Moral e Cívica que estão esquecidas nas escolas, salvo em comemorações em âmbito Nacional como por exemplo: 7 de Setembro, Dia da Bandeira e etc.
Histórico:
Civil vem do latim civile, que designava o habitante da cidade civitate. Quando a humanidade se defrontou com o raciocínio, logo com a inteligência, e realmente teve a consciência do "Eu", houve a necessidade do respeito mútuo, do respeito ao outro. Começou então a codificação decivilidade, isto é, regras de convívio social que no início eram somente de respeito do inferior para com seu superior, hierárquico ou sexual, como nos animais irracionais.
O início dos códigos de ética:
Iniciou-se então a codificação de normas e regras de convívio social e de conduta, sendo impostas de modo empírico, pela tentativa e erro; os preceitos de civilidade, que eram passados de formaverbal, passaram a ser codificados e seguidos, pois o convívio em sociedade assim o exigiu. Sendo o ser humano um animal social, começou a haver de fato uma organização disciplinadora do grupo onde iniciou-se a separação do ser e do ter.
Desenvolvimento:

As relações humanas:
Com o aumento da complexidade das relações humanas, começou a haver quebras de conduta. Alguns queriam algo que pertencia aoutrem, comportamentos começaram a ser repudiados pelo grupo, etc. Iniciou-se então uma codificação dupla, entre certo e errado, pois os conflitos começaram a se iniciar dentro dos grupos sociais, que para assegurar sua sobrevivência e coesão formaram as normas civis, normas estas que norteiam a base das civilizações, do convívio em sociedade, seja na selva ou nas cidades.
A codificação decondutas:
Com o avançar do tempo e o desenvolvimento social, a vida em grupo passa a exigir uma organização formal que discipline a atividade dos indivíduos, proporcione condições de equilíbrio a suas relações e assegure a distribuição e a posse de seus bens. Foi no direito romano que pela primeira vez as normas do convívio social se dissociaram das noções religiosas e formaram um complexo de leiscodificado, de caráter prático e aplicação sistemática, esta baseada no respeito mútuo, pois o homem, por natureza, é moral, racional e social, e a lei facilita o desenvolvimento dessas qualidades inatas, e esta deve seguir à ética, e principalmente ao respeito a outrem. E assim sucessivamente

Conduta (Comportamento)
Conduta, é uma manifestação de comportamento do indivíduo, esta pode ser boa oumá, dependendo do código moral, ético do grupo onde aquele se encontra.
Em psicopatologia pode-se dizer que existem condutas variáveis e típicas conforme cada grupo de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos.
Dependendo de sua natureza, a conduta pode ocasionar atraso no desenvolvimento, ou prejuízo no relacionamento social. A má conduta social em grau elevadopode requerer tratamento especializado.
Moralidade:

O termo moral é derivado do latim mores, que significa relativo aos costumes. A moralidade pode ser definida como a aquisição do modo de ser conseguido pela apropriação ou por níveis de apropriação, onde se encontram o caráter, os sentimentos e os costumes. Alguns dicionários definem moral como "conjunto de regras de conduta consideradas...
tracking img