Civismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Civismo

- Civismo é a manifestação de amor pela pátria, pelo país em que se nasceu e se vive.
Mas será apenas cantar hinos, ver desfile militar, torcer pelo país na Copa Mundial de Futebol e outras competições onde  atletas brasileiros estão competindo.  Será isso civismo?
- Civismo refere-se mais especificamente as atitudes e comportamentos, atitudes que no dia-a-dia manifestam diferentescidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para vida coletiva, visando preservar a sua harmonia e melhorar o bem estar de todos.
- Cidadania, civismo e civilidade fazem parte do mesmo processo inerente à vida em sociedade. São conceitos verdadeiros de padrões sociais.
- Cantar o hino nacional, mas não ter idéia do seu significado, só por só, não é ato cívico. Existia antigamente uma cultura de civismo nas escolas que era chamada de moral e cívica, onde se ensinava este tipo de valor social, com o tempo ele foi largado e ficou só na primeira fase do ensino fundamental, assim hoje são poucas as pessoas que possuem um conhecimento relacionado a este tipo de coisa.
 - Civismo é muito importante porque é uma forma, menos abstrata, de se demonstrar atitudepatriótica.
- E por que as escolas pouco ou nada ensinam quanto ao autêntico civismo, a verdadeira dedicação ao interesse público e pátrio que é, justamente, o trabalho voluntário, o ativismo, a doação de recursos?
Porque não se referem a esses atos tão nobres como civismo propriamente dito em vez de cantar hino e saudação da bandeira, desfile militar ou outras coisas deste tipo, onde as crianças eadolescentes só fazem e chamam de atos cívicos porque são obrigadas pela escola.
- Temos que mudar esta antiquaria nas escolas e na sociedade.
- Vamos mudar o conceito que temos de ato cívico. Em vez de simplesmente cultuar símbolos referentes a um pedaço de terra, como se fosse uma religião obrigatória, vamos mostrar que civismo de verdade, é trabalhar pela pátria, é dar o sangue civilmentepor ela, é lutar para erradicar os flagelos da miséria, da corrupção, da violência, do desmatamento e da poluição e outros males que afligem a população, em vez de apenas cantar o hino achando que isso é suficiente para amar a pátria.
- Vamos cuidar da pátria. Esse é o verdadeiro sentido que o Brasil pede.
- Procura-se o civismo, mas... onde encontrá-lo?  Fácil é saber onde está a falta dele edigo: Não está nas ruas, nos automóveis, nas casas, nas consciências, nos atos contra o solo, contra o ar, a água, o ruído, contra a energia, e o lazer, contra as florestas; nos atos dos chefes do executivo, nos deputados nos senadores e, nos governadores, estes últimos, por atos que corrompem e quando se deixam corromper, quando prevaricam, quando cometem atos contrários aos interesses do povo.
-Um escritor do México, tratando desse tema escreveu: civismo se refere às pautas mínimas de comportamento social que nos permite conviver em coletividade.
- Vejamos o que os dicionários apresentam quando se referem ao vocábulo civismo:  DEDICAÇÃO AO INTERESSE PÚBLICO. PATRIOTISMO. 
 Então, como é que se têm a errada idéia de que para ser patriota e cultuar o civismo, devemos assistir um desfilemilitar ou estudantil na data da independência da pátria, ou aplaudir os governantes ou, ainda, torcer pelo Brasil em competições.
Não.  O civismo pode e deve ser demonstrado em todo e qualquer ato, prestado por todo brasileiro, em que se busque o bem comum, não necessita, primordialmente, ter um grande alcance; basta o ato trazer o bem comum não só para si.
- Quando agora estou patrocinei a IIIJornada Poética, na escola Padre Domênico Vicentini, estava praticando um ato cívico, diante daquilo que a jornada poética trouxe para proveito, utilidade e benefício aos alunos, aos professores e funcionários daquela escola, ou quando uma pessoa auxilia um deficiente físico atravessar a rua ou, ainda, na oportunidade de ceder um lugar mais confortável no transporte coletivo para uma pessoa...
tracking img