Controle de qualidade total

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO COSMOS DE PAULÍNIA

CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA

Disciplina: GESTÃO DA QUALIDADE

GESTÃO DA QUALIDADE

CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL (TQC)

APOSTILA 2.2

AMÉRICO ZAGO MARTELLI
Agosto 2011
CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL (TQC)

1, INTRODUÇÃO

O objetivo nesta apostila é descobrir no TQC seus criadores, sua evolução e sua utilização em estabelecimentos de diferentesportes.
O TQC tem como papel principal a satisfação total, de um lado dos fabricantes, de outro os clientes, num ciclo mercadológico em que fatores diversos, que serão abordados no trabalho, influirão neste ciclo de satisfação.
O emprego do TQC ocorre em qualquer empresa ou estabelecimento que procura otimizar seus serviços, empregando técnicas de relacionamento, aperfeiçoamento, controle,padronização entre outras que levam a um aumento do lucro.
Os problemas encontrados para o desenvolvimento do assunto foram descobrir os tópicos e o que engloba o TQC por ser um tema extremamente amplo, uma teoria ligada a outra, com muitos pensadores sobre o assunto, muitas idéias disponíveis e nem tudo tendo credibilidade.

Evolução da gestão da qualidade total (GQT)

A origem da GQT data demeados dos anos trinta. É possível recuar mais ainda no tempo e situar seu início no começo do século, com alguns dos pressupostos teóricos do Taylorismo (Frederick Taylor, autor de Princípios de Administração Científica, 1911).
Sob a orientação de consultores americanos, a GQT foi desenvolvida no Japão, após a Segunda Guerra Mundial. O modelo apresenta contribuições de várias fontes, utilizandodiferentes conceitos. No Brasil, vem sendo implantada desde meados dos anos 80, impulsionada pelo trabalho da Fundação Christiano Ottoni (FCO) da Universidade Federal de Minas Gerais, e de diversas outras instituições e consultores independentes.
A qualidade total ao longo da história mostrou ser altamente eficaz, e isso se tornou possível ao se juntar as experiências de diversos gurus da qualidade,cujas abordagens serão apresentadas a seguir. Este trabalho não tem o objetivo de analisar e comparar as abordagens, e sim de apresentar as linhas de atuação de cada um dos gurus da qualidade, de forma resumida.

1 Walter Shewhart

"O controle da qualidade moderno, ou controle estatístico da qualidade, como o conhecemos hoje, começou nos anos trinta com a aplicação industrial da carta decontrole criada pelo Dr. Shewhart, dos Laboratórios Bell" (Ishikawa).
[pic]
Figura 1: Carta de Controle
Físico de formação, Shewhart é autor de "Economic Control of Quality of Manufactured Product" (1931). A tese principal de Shewhart é a de que a produtividade aumenta com a redução da variação dos processos. Para identificar pontos de variação fora de controle, Shewhart desenvolveu o gráfico deShewhart (Figura 1). A carta de controle, ou gráfico de controle, como também é chamada até hoje, baseia-se na lei das probabilidades e nos conceitos estatísticos de amplitude, média aritmética e desvio-padrão.

2 Abraham Maslow

A teoria de Maslow sobre a motivação humana enfatiza uma visão holística[1] do indivíduo e uma percepção essencialmente positiva do ser humano. Os principais pontosdessa teoria são:
• Reconhecimento de que o indivíduo tem um enorme potencial e uma tendência inata para crescer, auto orientar-se, fazer escolhas próprias, assumir responsabilidades, etc.
• Crença de que as pessoas se motivam tanto pelas necessidades mais primárias, fisiológicas, como por outras, de nível mais elevado, capazes de conduzi-las à auto-realização, como trabalho criativo, solução deproblemas, auto-estima, sentimento de aceitação, amor, aprendizagem, reconhecimento, etc.

• Constatação de que o crescimento pessoal não conflita com a eficiência funcional no trabalho. A compatibilidade é que é a regra - quanto mais a pessoa avança no seu processo de auto-realização mais alto é seu nível de eficiência.

6 Método Deming de Administração: a visão de um mundo melhor...
tracking img