Controle da qualidade total

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle de Qualidade Total

CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO
CONSIDERAÇÕES GERAIS
A preocupação com a qualidade de produtos e serviços deixou de ser, nesta última década, apenas uma estratégia de diferenciação e passou a se tomar uma questão de necessidade. A sobrevivência das organizações no mercado atual depende de sua competitividade que hoje, é função direta da produtividade e qualidade daempresa. Isto significa dizer que o dinamismo e a crescente competitividade no mundo dos negócios colocam em risco a vida das indústrias que não questionarem seus métodos tradicionais de gerenciamento, desenvolvimento de novos produtos c serviços, produção, controle da qualidade etc.
Neste contexto, no Brasil, o setor de serviços é o setor da economia que tem demorado mais para absorver estas mudançasocorridas no cenário mundial. A indústria manufatureira vem progredindo gradativamente nesta direção, investindo muito em novos sistemas de gerenciamento e técnicas para melhorar a qualidade de seus produtos, culminando em um crescente número de empresas alcançando certificações de qualidade, segundo normas internacionais, como as da série ISO 9000, recebendo Prêmios Nacionais de Qualidade edemonstrando fidelidade à postura de garantir a satisfação total do cliente. Já o setor terciário, que corresponde aos serviços, apresenta apenas esforços pontuais, destacando apenas algumas empresas.
Para que as empresas conquistem os níveis competitivos exigidos pelo mercado, não basta apenas a utilização de ferramentas isoladas para melhoria da qualidade e/ou produtividade. É necessário aestruturação da empresa através de um sistema gerencial que coordene o uso das técnicas e ferramentas disponíveis e garanta condições necessárias ao planejamento, controle e melhorias de cada um dos processes, só assim a empresa alcançará resultados satisfatórios. Com este objetivo o TQC, Controle da Qualidade Total, tem sido implementado em muitas empresas como forma de garantir a sobrevivência daorganização a longo prazo.
Não pode-se ignorar que, a obtenção da Qualidade Total, através da melhoria continua e da implantação de novas metodologias e ferramentas que vem sendo utilizadas amplamente na industrias manufatureiras é dificultada no setor de serviços pelas suas características peculiares, especialmente a mensurabilidade dos resultados, a intangibilidade, e a "produção" do serviço de formainstantânea, geralmente na presença do cliente. Outra questão que oferece resistência às mudanças necessárias é a própria definição de qualidade. Quando se fala em qualidade logo se pensa em índices de refugo, índices de defeito, atendimento aos prazos de entrega, mas todos estes aspectos estão ligados à qualidade de produtos. Quando tenta-se definir o que seria um serviço com qualidade outrosaspectos emergem, geralmente, relacionados à simpatia do prestador de serviços. Mas a qualidade de serviços é contemplada apenas pelo bom atendirnento? Apenas simpatia e cortesia bastariam para satisfazer os clientes?
TQC - CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL
Para alcançar os níveis de qualidade é necessário uma revolução nos processos administrativos da organização. A empresa deve estar preparada paraabsorver as mudanças sociais, tecnológicas e econômicas do ambiente na qual ela está inserida de maneira rápida e satisfatória. A qualidade deixa de ser função de um departamento específico e passa a englobar uma série de passos envolvendo todos na empresa, necessitando de um sistema que crie condições favoráveis ao seu aperfeiçoamento constante. Afirma que o controle da qualidade necessita de umsistema dinâmico que abranja todos os setores da empresa, de forma direta ou indireta, com o objetivo de contribuir para a melhoria do produto ou serviço final. Alertamos para o fato de que os problemas de qualidade deixaram de ser encarados apenas como problemas tecnológicos e começam a figurar como parte do plano de negócios da empresa sendo encarados como problemas de gerenciamento. É por isto...
tracking img