Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. E-Learning e Ensino à distância
1.1. E-Learning
1.1.1. Introdução
1.1.2. Vantagens e Desvantagens
1.2. EAD (Ensino a Distância)
1.2.1. Introdução
1.2.2. História do EAD
1.2.3. Conceitos
1.2.4. Tendências
1.2.5. Novas Tecnologias
2. SCORM
2.1. Introdução Histórica
2.1.1. A História do SCORM2.1.2. Versões SCORM e Suas Diferenças
2.1.2.1. SCORM 1.0
2.1.2.2. SCORM 1.1
2.1.2.3. SCORM 1.2
2.1.2.4. SCORM 2004 e Suas Edições
2.1.3. Detalhes do SCORM 1.2
3. Construção e-Learning Utilizando Modelo SCORM 1.2
3.1. Forma de Agregação de Conteúdo
3.2. Ficheiro imsmanifest.xml
3.2.1. Estrutura do Manifesto3.2.2. Elementos Principais do Manifesto
4. Simulação
4.1. Metodologia
4.2. Comportamento da Simulação
4.3. Resultado
5. Síntese
6. Referências Bibliográficas

1.1. E-Learning

1.1.1. Introdução

E-learning é uma modalidade de ensino a distância que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentessuportes tecnológicos de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculado através da internet.
Alguns termos, apesar de apresentarem certa diferença conceitual, na prática são utilizados como sinônimos de E-learning. São eles: web training, web education, educação a distância via internet, aprendizado eletrônico, ensino mediado por tecnologia, ensino dirigido por computador, etc.Antes de ser considerado um instrumental tecnológico com aplicabilidade pedagógica, deve-se considerar a influência cultural do E-lerning devido a sua capacidade de contribuir para a mudança no paradigma corrente relativo ao processo ensino-aprendizagem. Diferente de uma simples disponibilização de cursos pela internet ou videoconferência, o E-lerning refere-se à criação de hábitos de aprendizagemdistintos daqueles incentivados pelo ensino presencial, principalmente no que diz respeito ao autodidatismo. A forte contribuição do E-learning para a mudança de paradigma educacional baseia-se na constatação de que a internet exige uma maior assertividade por parte do aluno, que deve conduzir o seu aprendizado. No sistema presencial é notória a passividade do aluno em relação à condução do processoensino-aprendizagem.
Por mais paradoxal que possa parecer, diversas pesquisas indicam que os dois maiores obstáculos à disseminação do processo de e-learning são, primeiramente, o conservadorismo e acomodação quanto aos métodos tradicionais de aprendizagem e, segundo, a falta de hábito, de conhecimento, afinidade quanto ao uso das tecnologias utilizadas no e-learning.
De todas as modalidades deensino a distância, o E-learning foi a que mais cresceu no último ano, com uma taxa de 50% de crescimento no mercado norte-americano. O ensino através de fitas VHS e CD ROM teve significativa queda no mercado no mesmo período.

A Revolução do Ensino

O e-learning começou sendo utilizado mais na área tecnológica, para o aprendizado de softwares. Atualmente, sua principal utilização tem sido naárea de gestão, incluindo todos os temas correlatos. Na área empresarial sua utilização para capacitação na área de vendas e atendimento ao cliente desponta uma das mais promissoras aplicabilidades. Na área do ensino tradicional, os cursos de extensão e pós-graduação são os que devem se beneficiar com maior intensidade das estratégias de e-learning.

Os objetivos do e-learning são:
•Democratizar o acesso à educação;
• Reduzir custos;
• Aumentar a autonomia e independência do aprendiz;
• Contextualizar o ensino;
• Incentivar a educação permanente;
• Aplicar recursos tecnológicos e de multimídia para o enriquecimento do aprendizado.
• Os custos do desenvolvimento de um programa de e-learning é significativamente maior, quando comparado ao seu similar na modalidade tradicional....
tracking img