Eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletromagnetismo
Introdução

Campo magnético em um fio condutor

O Eletromagnetismo é o nome que se dá ao conjunto de teorias que Maxwell, apoiado em outras descobertas, desenvolveu e unificou para explicar a relação existente entre a eletricidade e o magnetismo.
O assunto do eletromagnetismo é muito vasto, e seu estudo possibilita o entendimento de uma variedade de instrumentos e coisasque fazem parte do nosso cotidiano como, por exemplo, o funcionamento da campainha elétrica, os motores elétricos, o funcionamento dos galvanômetros analógicos, o funcionamento das usinas hidroelétricas, os transformadores de tensão, os cartões magnéticos, os aceleradores de partículas, entre muitos outros. Na área da medicina moderna, o eletromagnetismo está aplicado nos diagnósticos por imagem,os quais são feitos através da ressonância nuclear.
DESENVOLVIMENTO
ÍMÃS
Os fenômenos magnéticos são conhecidos desde a Antiguidade. Naquela época já se utilizavam certas pedras – que tinham a propriedade de atrair pedaços de ferro – na orientação da rota de grandes viagens. O vocábulo magnetismo é devido a uma região chamada Magnésia, localizada na Turquia, local em que essas pedras foramencontradas. Quando suspensas por seus centros de massa, tais pedras orientavam-se sempre no sentido norte-sul. Eram construídas de óxido de ferro e denominadas magnéticas. Atualmente, recebem o nome genérico de ímã natural. Só mais tarde descobriu-se a possibilidade de fabricar ímãs artificiais.
Os ímãs artificiais são, normalmente, barras de ferro ou aço às quais se transmite apropriedade magnética. Eles levam vantagem sobre os ímãs naturais por terem maior poder atrativo e, também porque podem receber a forma mais conveniente ao seu uso. Todo ímã apresenta duas regiões distintas, denominadas pólos, que possuem comportamentos opostos: pólo norte e pólo sul.
Pólos magnéticos de mesmo nome repelem-se e de nomes contrários atraem-se.

1. Fenômenos magnéticos
Ostrês fenômenos eletromagnéticos
1o) Uma corrente elétrica, passando por um condutor, produz um campo magnético ao redor do condutor, como se fosse um ímã;
2o) Um condutor, percorrido por corrente elétrica, colocado em um campo magnético, fica sujeito a uma força;
3o) Suponhamos um condutor fechado, colocado em um campo magnético; a superfície determinada pelo condutor é atravessada por umfluxo magnético; se, por uma causa qualquer esse fluxo variar, aparecerá no condutor uma corrente elétrica; esse fenômeno é chamado indução eletromagnética.

2. Substâncias magnéticas
As substancias magnéticas podem ser classificadas pela sua facilidade de imantação (fenômeno de indução magnética de um corpo através d um imã).

2.1 Substâncias ferromagnéticos
Sãoaquelas cujos imãs elementares se orientam facilmente quando submetidos a ação de um corpo magnético. Exemplos: ferro, níquel, cobalto e algumas ligas metálicas.

2.2 Substâncias paramagnéticas
São aquela cujos os imãs elementares não se orientam facilmente sob a ação de um campo magnético. Imantação pouco intensa. Exemplos: platina, plástico, madeira, óleo e etc.

2.3 Substânciasdiamagnéticas
São aquela cujos os imãs elementares se orientam em sentido contrario ao vetor indução magnética, sendo, portanto repelidas pelo imã que criou o campo magnético. Exemplos: bismuto, cobre, ouro, prata, chumbo, e etc..

3. Campo magnético
É a região ao redor do imã onde acorre um efeito magnético.

A sua representação é feita através de linhasde campo ou linhas de indução que são linhas imaginárias fechadas que saem do pólo norte e entram no pólo sul.
Uma agulha de bússola colocada sobre essas linhas irá se defletir de acordo com a direção desta linha.




5. Campo magnético criado por um condutor retilíneo

O campo magnético produzido pela corrente elétrica em um fio retilíneo depende
basicamente de dois...
tracking img