Conceito de comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Comportamento Organizacional:
A análise de comportamento de pessoas e de grupo dentro das organizações, este o conceito micro de Comportamento Organizacional conforme colocações de Vecchio.
Este cita em sua obra que o Comportamento Organizacional não é apenas um estudo do comportamento, mas serve como alicerce para crescimento profissional para as pessoas e uma importante ferramentapara as empresas se diferenciarem no competitivo mercado atual.
Isto ocorre por esta ciência analisar aspectos dos indivíduos, o que o faz ser extremamente empolgado ou ao contrário, quais os fatores que o levam a obter um crescimento profissional baseado nos seus atributos intelectuais. Além disto, de acordo com o autor, e concordamos com isto, no mercado de trabalho hoje, para agregar umatroca de função, uma promoção, não basta mais apenas ter estudo, cursos ou conhecimento, você tem de ser diferenciado, possuir atribuições tais como resolução de problemas rapidamente, saber trabalhar sob estrema pressão, ter uma visão inovadora, entre outras.
Já as empresas estão cada vez mais valorizando o intelecto de seus colaboradores, pois serão eles que poderão fazer a diferença em umaconcorrência com outra organização que tenha o mesmo produto ou serviço, com a mesma qualidade e com a mesma tecnologia. Então o fator “capital intelectual” passa a ser uma ferramenta muito importante.
O Comportamento Organizacional se utiliza de outras ciências da área de comportamento para montar seus conceitos, tais como psicologia, política e sociologia. Isto pois estas ajudam a tentar entender maiso comportamento das pessoas e dos grupos.
Vecchio ainda ressalta que o conhecimento das atribuições do Comportamento Organizacional cada vez mais é a ferramenta essencial para as realizações humanas e bem como a excelência das empresas no ramo dos negócios.
Então este autor enfatiza que comportamento organizacional além de ser uma ciência, é determinante para o crescimento das pessoas e dasorganizações, porém não ressalta sobre a complexidade do ser humano, ao contrário do que nosso próximo autor escreve.
Como falamos Stephen P. Robbins dentro de seu conceito de Comportamento Organizacional, cita que as pessoas são previsíveis dentro de terminadas situações, porém ao mesmo tempo é muito complexo.
Quanto ao conceito, Stephen basicamente tem a mesma visão de Vecchio, porém odesenvolvimento do conceito é pouco diferente, pois atribui que muitos de nossas ações são talhados durante a nossa vida, ou seja, não existe a regra, mas sabemos como devemos proceder em determinadas situações. Na obra é citado exemplos tais como: “ao entrar em um elevador você fica de frente para a porta, porém ninguém lhe disse que isto deve ser feito e também não existe uma regra”, esta é aprevisibilidade que foi descrito logo acima.
Em ambos os autores fica tachado a importância do conhecimento do comportamento organizacional para a “vida” das empresas e para o crescimento profissional pessoal.
Quando falamos dos autores de nossa PLT, temos que citar que para estes o Comportamento Organizacional é o estudo das pessoas que atuam dentro de um grupo e nas organizações, havendo uma estruturaonde a comunicação é essencial, é frisado também que as organizações são as pessoas que nela trabalham e o comportamento é à força de trabalho.
Em nosso livro é caracterizado como a busca da felicidade e atualização por parte das pessoas e de eficiência, eficácia e efetividade por parte das organizações, quanto ao estudo do Comportamento Organizacional.
A pauta do trabalho é muito ampla paradiscussões, porém vale ressaltar que nos três casos apresentados de autores e livros diferentes, todos seguem a mesma linha de raciocínio, embora com algumas abordagens diferenciadas, que o Comportamento Organizacional, é a chave para o sucesso e felicidade das pessoas, além de ser tornar o combustível para a excelência nas empresas.
Mas por que esta afirmação? Isto é demonstrado pelo que se observa...
tracking img