Conceitos de comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Comportamento Organizacional
Sobre Conceito Organizacional

As organizações são as pessoas que nelas operam, é à força do trabalho, as pessoas, que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade. Sendo o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente entram em jogo, sendo a área coberta pelo que chamamos deComportamento Organizacional. Onde pode ser encontrado dentro do próprio indivíduo, em outro colega, em grupos de colegas, na política da organização ou ainda no próprio ambiente externo.
Vários autores fazem uma definição de CO entre eles: Derek Pugh que define “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”. Oprofessor John Ivancevich; “O CO preocupa-se com estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores: o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização no que tange suaeficiência, eficácia e efetividade. Colocando em evidência uma série de elementos-chaves à compreensão de CO, mostrando que a organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações; em segundo lugar, inclui entre seus objetivos de estudos os indivíduos, os grupos e o ambiente onde opera a organização, em terceiro lugar, a partir de uma visão sistêmica, procura estudar asinter-relações e interdependências, entre os elementos antes citados; em quarto lugar, entende que a organização como dizia Drucker, são ficções legais e, portanto, são os indivíduos que atuam em tais organizações os que efetivamente fazem com que elas sejam eficientes, eficazes e efetivas; e finamente, se quisermos entender CO necessitamos estudar as chamadas Ciências Comportamentais. Sendo utilizado o métodocientífico por certo deverá ser um dos instrumentos privilegiados para tal. Contemplando a proposta tanto no comportamento a proposta tanto no Campo macro organizacional quanto o micro organizacional.
Sorge e Warner definem CO um corpo interdisciplinar de conhecimento e de pesquisa, preocupado em explicar como as organizações formais, o comportamento das pessoas dentro das organizações e ostraços mais salientes de seu contexto e ambiente adquirem forma; a razão pela qual todas essas coisas acontecem da maneira que acontecem e a que propósito elas servem. Essa definição traz explicitamente à baila dois novos elementos essenciais: a pesquisa e a interdisciplinaridade.
Na década de 50 o termo ciência comportamental que foi usado associado a uma concessão da Fundação Ford, fez com quecomeça a ter maior evidência no contexto das ciências.
CO é uma área de conhecimento nova. Para melhor compreender as pessoas, as organizações e o contexto, os pesquisadores e praticantes de CO com informações de disciplinas diferentes, que uma vez processadas e ordenadas, nos permitem estudantes o funcionamento das pessoas nas organizações de uma forma sistemática e nos levar além da simplesintuição. O que passou a acontecer é que além do simples conhecimento sistemático proveniente da ciência e de disciplinas variadas.
Sendo o Comportamento Organizacional uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento, um campo interdisciplinar que compartilhar conceitos provenientes de várias outras ciências sociais. A Psicologia ajuda os praticantes de CO acompreenderem os microproblemas da vida organizacional, tais como percepção, motivação, aprendizagem e a dinâmica dos pequenos grupos. As teorias psicossociais explicam o comportamento dos grupos, poder, liderança, conflito, o stress no trabalho e a avaliação de desempenho. A Sociologia afeta a CO especialmente no nível macro: o ambiente organizacional, tecnologia, estrutura, conflito e mudança. A...
tracking img