Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional: Percepção, motivação e mudança

Amauri Leme Thobias
Joselia Cristina Bellaz
Sandra de Camargo Lameu

Resumo
O presenteestudo tem por objetivo de esclarecer as dúvidas e compreender o conceito do Comportamento Organizacional e o que enfatiza a percepção,motivação e mudança sob o ponto de vista de diversos autores que venha ampliar os nossos conhecimentos dentro da organização e no espaço onde vivemos.Vários estudos estão sendo realizados que enfatizam a importância das diversas dimensões do comportamentoorganizacional. Desta forma nossos estudos evidenciaram que a experiência de utilizar conceitos da inovação e argumentos da mudança, proporcionando um maior interesse dos indivíduos na sociedade.

Palavras-chave:Comportamento Organizacional(CO), percepção, motivação e mudança.

1 Introdução

A organização necessita de pessoas que realizem tarefas e, para a otimização dessa missão, devebuscar suporte nos princípios e estudos sobre motivação humana, quer intrínseca ou extrínseca e nos pressupostos das necessidades que mobilizam o comportamento humano.
As organizações modernas, em época de globalização, não podem repetir padrões ultrapassados de estruturas empresariais. Cabe a elas revolucionar a empresa visando às mudanças, em que a percepção, motivação emudança de cada colaborador sejam desenvolvidas e respeitadas, aproveitando-se os valores pessoais, sem temer os refluxos da competição desenfreada, que destrói a confiança e a reciprocidade.
Estudo sistemático se refere ao exame dos relacionamentos e das relações de causas e efeitos, baseando nossas considerações iniciais em evidências científicas – dados coletados sob condiçõescontroladas e interpretados de maneira rigorosa.

2- O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional aplicando o conhecimento obtido sobre aspessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Podemos dizer que o CO se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se ocomportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
O comportamento geralmente é previsível quando sabemos como a pessoa percebe uma situação e qual a sua importância para ela. Existem diferenças entre as pessoas. Elas não reagem todas da mesma maneira a uma dada situação. Contudo, existem algumas consistências fundamentais quesustentam o comportamento de todos os indivíduos, que podem ser identificadas e, então, modificadas para refletir as diferenças individuais.
Ainda definindo o CO, têm-se, no final dos anos 40, pesquisadores na área de psicologia, sociologia, ciência política, economia e outras ciências sociais, que fazem as seguintes afirmações:

• Comportamento Organizacional enfocacomportamentos observáveis e lida também com ações internas, como pensar, decidir, perceber, as quais interagem com ações externas;
• CO estuda não só os indivíduos, como também membros de sociedades maiores;
• CO analisa o comportamento dessas sociedades maiores, grupos e organizações, pois nem os grupos, nem as organizações se comportam da mesma maneira que os indivíduos.
Segundo Eduardo...
tracking img