Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
4º SEMESTRE




JOÃO ELCIO DOS SANTOS RA 7120520704
CARLOS VICTOR FERNANDES VITORIO RA 3305501221
IVONEIDE MARIA BARBOSA RA 1099602047
ISABEL CRISTINA DUARTE MELO RA 3319526135
JORGE FERNANDES DOS SANTOS BARBOSA RA 3351540763COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL



PROFESSOR EAD YAEKO OSAKI
TUTOR PRESENCIAL ANDRÉ BRITO
TUTOR A DISTÂNCIA ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO




BRASÍLIA/DF
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 04
2. A VELOCIDADE E O EFEITO DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 06
3. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE 08
4. CONCEPÇÕES DEEFICIÊNCIA, EFICÁCIA E COMUNICAÇÃO 09
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12























INTRODUÇÃO
Trata-se de atividade prática supervisionada sobre Comportamento Organizacional. Foram efetuadas pesquisas na bibliografia utilizada e houve discussões em grupo que ajudaram na compreensão do tema.
Tal atividade explicita os conceitos maisimportantes sobre o tema e esmiúça os tópicos da disciplina com o intuito de conhecer a matéria e adquirir mais capacidade sobre o estudo proposto, além de demonstrar a importância prática de tais conceitos.
O estudo do dessa disciplina visa o aumento da eficiência e da eficácia das organizações, por meio de melhoras nos aspectos comportamentais existentes.
A eficiência estárelacionada com o menor custo para a maior qualidade/quantidade do produto final. Assim, uma empresa A será mais eficiente que a empresa B, se produzir, com menos ou com os mesmos recursos disponíveis, uma utilidade (quantidade e/ou qualidade) maior. Assim, mostrar-se-á neste trabalho, a importância do estudo e aplicação dessa matéria para o aumento dessa eficiência nas organizações.
Por sua vez, aeficácia diz respeito ao resultado do produto acabado. Assim, uma organização pode ter eficácia e não ter eficiência. Exemplificando: pode uma empresa produzir um excelente produto (resultado = eficácia), mas como este não é produzido de forma eficiente, tal organização não prosperará no mercado, pois o preço da produção não será vantajoso.
Portanto, com o bom comportamento organizacional,pretende-se contribuir para que as organizações cresçam em eficiência e eficácia.






















1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL



Conceito: é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. São as ações do individuo na empresa, sua personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem emotivação. As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de organizações, isto gera impacto sobre as vidas e sobre a qualidade de vida dos indivíduos. A cultura, classe social, família, amigos, instituições, experiências e leituras, valores, crenças, atitudes, emoções, competências e motivação são fatores que influenciam o comportamento humano.
Segundo Chiavenato,o comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Há influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.
Segundo ROBBINS: “Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentrodas organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização.
Sistema Aberto E Fechado De Comportamento Organizacional
Fechados – não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada...
tracking img