Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

RECIFE,
AGOSTO - 2011

José Fernando da Silva Junior

Atividade entregue a Professora MARIA IRAÊ CORREIA da disciplina COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL da turma AD1, turno noite, 5º período do curso de Bacharelado em Administração.

UFRPE
Recife – 22/08/11

1. Como os autores definem o campo de estudo do Comportamento Organizacional?

R: A compreensãode comportamento organizacional vai muito alem da simples observação de padrões de comportamento individuais dentro, da organização o comportamento organizacional agrega a questão individual interligada aos grupos e todos os fatores possíveis de interferência de forma positiva ou negativa que afetem os grupos ou os indivíduos, dentro das organizações. De maneira muito singular,o comportamentoorganizacional inseri a administração fatores importantíssimos de analise de comportamento analise essa tão necessária que é de onde as informações serão retiradas para que a organização possa atingir auto grau de eficiência e eficácia,trabalhando a matéria humana como base de todo processo organizacional. Pode-se dizer que o campo de estudo organizacional tem como base o comportamento humanodentro da organização e toda sua dinâmica e variáveis de ações .

2. Como esse campo de estudo contribui para a gestão das organizações?

R: O processo organizacional evoluiu muito em relação a administração clássica, o comportamento organizacional é uma das novas vertentes que com um campo próprio de estudo trás a tona a compreensão mais aprofundada de como a ser humano é a base do processoorganizacional. Os gerentes são de profunda importância na implementação de ações que contribuam para o desenvolvimento de teorias e técnicas de pesquisa nesta área, pois é deles na maioria das vezes o contato direto com as pessoas que montam a cadeia de estudo do comportamento organizacional, não quer dizer que os gerentes estão fora do processo de analise e sim que eles são a porta de entradapara essa analise. De maneira direta a gestão das organizações só tem a ganhar sabendo como a matéria humana reflete em todos os processos dentro das organizações desde o mais simples ao mais complexo.

3. Os autores apresentam, no tópico 2, algumas constatações sobre um perfil de gerentes. Você concorda com essas constatações . Argumente.

R: As constatações apresentadas generalizam deforma equivocada algumas situações possíveis em um nível de controle organizacional que no caso é o da gerencia.
Usando um paralelo com o texto analisaremos os itens apresentados.

No 1° ponto, se pararmos para pensar ,dificilmente uma organização manteria ou mesmo contraria uma pessoa que não conhecesse o mercado em que atua afinal para isso servem os processos de recrutamento e seleção afalta de resultados no grau mínimo já o excluiria de continuidade na organização e demonstraria uma falha no processo de contratação da organização.
No 2° ponto, devesse levar em consideração a questão de que os gerentes muitas vezes não estão em contato direto com o cliente, salientando que muitas organizações tem um setor responsável para analisar as necessidades implícitas dos clientes edireciona-las aos responsáveis para relização dessas mudanças , afinal a analise de necessidades é um processo longo e trabalhoso a exigência que um gerente faça isso pode acarretar uma perca ou sobre carga de funções.
No 3° ponto, o próprio questionamento responde a questão quando o autor diz que o gerente ‘não tem autonomia”, como esperar uma resposta rápida e eficiente para situações singulares sea ele por parte dos superiores não é dada autonomia nas decisões. É natural que ele encaminhe a decisões complexas a quem for de direito.
No 4° ponto, questões prospectivas e a mesma coisa de questões futuras ou situações futuras o fato de trabalhar em uma rotina não quer dizer que não aja pensamentos e planejamento para ações futuras , a organização pode exigir rotinas administrativas...
tracking img