Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A exigência e competitividade têm influenciado as organizações na busca pela produção com eficiência e eficácia e, o foco na realização dos objetivos encontrou a solução na ferramenta desenvolvidapara o estudo do comportamento organizacional que é uma variável de grande importância se tratando de resultados, qualidade, satisfação do cliente, preocupações com meio ambiente entreoutros.As organizações têm o C.O como uma ferramenta indispensável para solucionar os problemas proporcionando o êxito no propósito da organização com seus objetivos.
O Comportamento Organizacional teve origem a partir da revolução industrial no século XIXe, em meados do século XX com uma fusão das áreas de psicologia, sociologia ciência política, economia entre outras ciências sociais teve umainserção na sociedade. Na necessidade de desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais. Porém, esta unificação não teve êxito, pois o indivíduo se comporta de maneira distinta de acordo com o ambiente em que se encontra seja ele individual ou em grupo, então dentro da área de estudos comportamentais existem algumas divisões que estudam estes comportamentos em diferentes ambientes.Percepção e comunicação são as ferramentas que tem desenvolvido um importante papel em meio às ferramentas para convivência com o mercado atualmente, Percepção é o ato que proporciona a qualidade as nossas relações, mas depende da maneira como o indivíduo percebe com coerência e capacidade, as características próprias é que podem facilitar ou dificultar essa percepção por isso para a avaliação énecessário estar muito bem preparado. Assim como a comunicação que antigamente tinha parâmetros a serem seguidos e hoje está se adequando para facilitar e ampliar as conexões tanto internamente quanto externamente nas organizações, entre fornecedores, clientes, colaboradores e outros.
Inovação, é colocar em prática as idéias que se tem para tentar se destacar, mais também existe uma dificuldadeem se desenvolver inovadores com poucos recursos e muita burocracia no país aonde vivemos.

CAPÍTULO 1 – O CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento organizacional é o estudo e também compreensão do comportamento humano e a sua interferência nas organizações, de tão grande importância que dessa maneira os indivíduos influenciam diretamente no controle das variáveis de umaorganização que cada vez mais se tem a necessidade de estudo com o objetivo de controlar essas variáveis de forma a gerar resultados positivos, como o aumento da produtividade e qualidade de produtos agregando valores e reconhecimento do cliente e, entre outros estão a melhoria das habilidades hunas favorecendo os indivíduos no meio para seu desenvolvimento pessoal e satisfação com o trabalho.
ParaWagner III e Hollenbeck (2006, p. 6), comportamento organizacional é:
“... um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender ou modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Subjacentes a esta definição de comportamento organizacional, encontram-se três considerações importantes: (...) enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizarequipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas. (...) estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto membros de unidades sociais maiores (...) analisa o comportamento dessas unidades sociais maiores por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que umapessoa. Entretanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processo grupais ou organizacionais.”
Já para Kanaane (1999, p. 116):
“... refere-se às manifestações emergentes no contexto das organizações, indicando os controles, o processo decisório e os esquemas...
tracking img