Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional
– A análise do clima organizacional nas organizações –


















1. Introdução


Numa primeira fase iremos abordar o conceito de Clima Organizacional e a sua importância, tendo em conta os factores externos e internos relevantes numa organização.
Em seguida iremos evidenciar as possíveis perspectivas de Abordagens doClima: Clima Organizacional; Psicológico; Psicossocial e Cultural.
Numa fase final será estudado como é que o Clima deve ser avaliado e as respectivas etapas para uma boa gestão de Clima Organizacional.





































2. Conceito de Clima Organizacional

O Clima Organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ouexperimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar. Somos influenciados pelo clima organizacional e, ao mesmo tempo, o influenciamos. Esse ciclo de influências criará um efeito o qualchamamos de "realimentação de auto-reforço", fazendo com que certas características da cultura sejam amplificadas através de comportamentos repetidos nas relações do dia-a-dia. Assim, se a cultura organizacional for virtuosa, esse ciclo amplificará comportamentos construtivos, gerando mais produtividade com qualidade de vida. Mas se a cultura for viciosa, o ciclo de influências arrastará a empresapara comportamentos cada vez mais destrutivos, prejudicando a produtividade, desgastando as pessoas e os seus relacionamentos. Portanto, torna-se vital conhecer os factores que dificultam a manutenção de um clima organizacional produtivo se pretendemos intervir de forma significativa.
Em suma, o Clima Organizacional está ligado, directamente, à maneira como o colaborador percebe aOrganização com a sua cultura, as suas normas, os seus usos e costumes, como ele interpreta tudo isto e a maneira como reage positivamente ou negativamente, a essa interpretação.











Na figura 1 que se segue temos o conceito de Clima Organizacional em várias vertentes:
[pic]















3. A importância do Clima Organizacional numa Organização“Este clima influencia profundamente a produtividade do individuo e consequentemente da empresa. Assim, sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, alem de uma boa relação entre funcionários e a empresa”
Segundo Ricardo Luz (2001)


As organizações, devem estar sempre em total conformidade com asmudanças que ocorrem cada dia mais velozes, visando uma melhor gestão das políticas de uma organização, em busca da eficiência no processo de trabalho. As organizações necessitam de pessoas de mente aberta, capazes de expressar o que sentem respondendo rapidamente e com criatividade às mudanças. Colaboradores no seu ambiente de trabalho precisam de ser criativos, precisam de trabalhar entusiasmados,interagindo com os seus gestores. É preciso que as pessoas estejam voltadas para o estudo do clima organizacional, procurando identificar quais os sentimentos que os colaboradores têm em relação à organização a que pertencem como um todo.
Os gestores e os colaboradores precisam de combinar esforços no intuito de alcançarem os resultados, aperfeiçoando as mudanças que surgem no ambiente detrabalho.
Considerando que uma pessoa passa oito horas a trabalhar numa empresa, é preciso saber o que elas pensam e sentem, e se possível proporcionar horas mais agradáveis e cómodas para eles. Convém salientar que os colaboradores quando são valorizados, se sentem mais motivados, motivação esta que se reflecte na qualidade do trabalho realizado. Destacando a importância do tratamento do capital...
tracking img