Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Motivação Organizacional
Administradores e psicólogos têm sido desafiados a entender a motivação humana, e assim diversas pesquisas e teorias têm sido elaboradas para tentar explicar esta força que leva as pessoas a buscarem seus objetivos, os “fatores psicológicos, conscientes ou não, que interagem entre si, determinando a conduta do indivíduo”.Os fatores que motivam as pessoas podem serendógenos / intrínsecos ou ambientais / extrínsecos. Quando a motivação é intrínseca, ela é produzida dentro do próprio individuo independente do que ocorre ao seu redor, já a motivação extrínseca é gerada de fora para dentro, o estímulo parte do ambiente.
Quando a motivação é extrínseca, é necessário que se tenha um ambiente motivacional ideal, somando aspectos físicos como iluminação, decoração emobiliário e aspectos psicológicos que estão relacionados com o convívio entre as pessoas e o clima.
Quando a motivação é endógena, ela surge a partir de uma necessidade interior do ser humano, existindo uma vontade própria para alcançar os objetivos. Alguns autores a consideram como a “motivação real”, uma vez que ela depende somente do próprio individuo, de forma que a pessoa se mantém motivadamesmo que as condições do ambiente sejam desfavoráveis.
As organizações buscam cada vez mais pessoas automotivadas, motivadas de forma endógena, já que são pessoas constantemente motivadas. Já as pessoas que necessitam de fatores externos para se motivarem, só estão motivadas enquanto persistem os estímulos que as move, “a eliminação dos estímulos normalmente provoca insatisfação e um comportamentoindesejável” (ALMEIDA e VASATA, 2003). 

Muitos estudos têm buscado identificar fatores que levam as pessoas a estarem motivadas e produzirem mais. Segundo a consultora Isabel Peixoto (apud ALMEIDA e VASATA, 2003), ao se reconhecer as fontes de motivação dos trabalhadores, pode-se realizar uma gestão de recursos humanos eficaz e ela destaca que atualmente o dinheiro não é mais o principal fatormotivacional, uma vez que os trabalhadores são pessoas com desejos, sentimentos e ambições, que buscam realização profissional. O reconhecimento é o melhor prêmio que um trabalhador pode levar para casa.Desta forma, ao descobrir a origem da motivação dos colaboradores, as empresas devem mantê-la e incrementa-la maximizando as potencialidades de seus recursos humanos. Trabalhadores motivados ereconhecidos aumentam o nível de qualidade e quantidade de desempenho, aumentando a produção em conseqüência. 
Comunicação Organizacional
A comunicação é extremamente importante em qualquer relação humana visto que, sem ela seria praticamente impossível trocar informações, transmitir pensamentos e sentimentos, enfim estabelecer uma interação entre as pessoas. De acordo com Maximiano (2000, p.282):“Comunicação é o processo de transferir e receber informações. Informações são dados organizados que possibilitam a análise de situações e tomada de decisões”. Sendo assim, em um ambiente organizacional, a comunicação é uma das vias indispensáveis para se ter acesso ao(s) outro(s), constituindo-se em um meio de integrar as partes da organização, fazendo com que as atividades estejam coordenadas demodo que o conjunto consiga cumprir sua finalidade. Conforme afirma Hampton (1992, p.427): “...sem a informação necessária, as pessoas e os departamentos dentro da empresa funcionam mal, o que na certa leva a uma espécie de ineficiência final para elas e para a empresa como um todo”.
O fluxo da comunicação dentro das empresas depende tanto da tecnologia utilizada como de sua estruturaorganizacional, ou seja, da forma que se dás as relações de poder na organização (organograma). A próxima seção discorre de forma mais detalhada sobre esse tema. Sabe-se que se comunicar de forma eficaz não é tarefa fácil devido à complexidade do ser humano, sua história de vida, seus valores, sua cultura, enfim sua subjetividade. Conforme afirma Moscovici (1999, p. 20):
“Muitas mensagens explícitas...
tracking img