Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de pesquisa

Perguntas:

1) Qual a diferença entre Democracia e Autoritarismo, com base na comparação entre a constituição de 1824 (1º) e a de 1988 (atual):
R - O autoritarismo descreveuma forma de governo caracterizada pela ênfase na autoridade do Estado em uma república ou união. É um sistema político controlado por legisladores não eleitos que usualmente permitem algum grau deliberdade individual. A distinção entre regime autoritário e totalitário é que no primeiro, o Governo não procura controlar a vida privada de seus cidadãos a ponto de torná-los, compulsoriamente,"reeducados" para passar o resto de suas vidas sob o regime. Nos regimes totalitários, toda a iniciativa pessoal dos cidadãos deve ser canalizada para o Estado, que não reconhece a existência de nada quenão seja ele mesmo.

2) Qual é a situação dos escravos depois da Lei Áurea?
R - O fim da escravatura, porém, não melhorou a condição social e econômica dos ex-escravos. Sem formação escolar ou umaprofissão definida, para a maioria deles a simples emancipação jurídica não mudou sua condição subalterna nem ajudou a promover sua cidadania ou ascensão social.

3) O que foi a lei áurea?
R -Sancionada em 13 e maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas depais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva Cotejipe), de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil".Foi assinada por Dona Isabel, princesa imperial do Brasil, epelo ministro da Agricultura da época, conselheiro Rodrigo Augusto da Silva. O Conselheiro Rodrigo Silva fazia parte do Gabinete de Ministros presidido por João Alfredo Correia de Oliveira, doPartido Conservador e chamado de "Gabinete de 10 de março". Dona Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II do Brasil em viagem ao exterior.

4)...
tracking img