Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA (CEAD)
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
POLO ARACAJU/SE

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TURMA 2011/1

ARACAJU - SERGIPE
MAIO 2011

AURÉLIO ASSIS DOS SANTOS FILHO RA: 285907 Logística
GILVAN ALMEIDA SANTOS RA: 288521 Logística
JOSÉ ROBERTO DE MELO LIMA RA: 301181 Logística
MARIAVALDETE DOS SANTOS GARÇÃO RA: 327281 Logística
MOISES DOS SANTOS GARÇÃO RA: 327283 Logística

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TURMA 2011/1

Trabalho apresentado como atividade avaliativa da Disciplina de Tecnologia de Gestão em Logística. Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera - UNIDERP, sob a orientação da Professora-Tutora presencial Kezyane Menezes.COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO 

O Comportamento Organizacional trabalha mais eficazmente é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional aplicando o conhecimento obtido sobre as pessoas, osgrupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações.
Podemos dizer que o CO se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.
O comportamento geralmente é previsível quando sabemos como a pessoa percebe uma situação e qual a sua importância para ela. Existemdiferenças entre as pessoas.
Elas não reagem todas da mesma maneira a uma dada situação, contudo existem algumas consistências fundamentais que sustentam o comportamento de todos os indivíduos, que podem ser identificadas e, então, modificadas para refletir as diferenças individuais.
Ainda definindo o CO, têm-se, no final dos anos 40, pesquisadores na área de psicologia,sociologia, ciência política, economia e outras ciências sociais que fazem as seguintes afirmações: Comportamento Organizacional enfoca comportamentos observáveis e lida também com ações internas, como pensar, decidir, perceber, as quais interagem com ações externas.
É notável a importância da qualidade nas empresas e é por isso que é necessário conjugar o interesse pela qualidade com produtividadee pela satisfação e necessidade dos clientes, internos e externos, e é justamente esse o desafio das organizações: conseguir descobrir e satisfazer as necessidades dos clientes, principalmente, clientes internos. Robbins (2002:6): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com opropósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.” Ainda segundo o autor, por ser um campo de estudos, torna–se importante analisar três determinantes: indivíduos, grupos e estrutura e aplicando-se os resultados desse estudo nas organizações, para que elas tenham resultados positivos e pessoas mais eficazes, ou seja, o comportamento organizacional sepreocupa com o estudo que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.
Pode-se notar que o CO atua sobre as necessidades, a personalidade, a capacidade de trabalho em equipe, as ambições, os sonhos, de cada um dos membros de uma organização. Pode-se afirmar, também, que tudo o que os integrantes da organização almejam, podem alcançar, sea política atual da organização permitir, pois, se as necessidades individuais não vierem de encontro com as necessidades da organização, o resultado desta interação pode se retratar em equipes de baixo rendimento e baixa motivação. Entende-se, então, que, para se obter equipes eficazes e motivadas, é preciso, um cuidado especial na interação entre estas equipes e a organização, respeitando as...
tracking img