Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Propaganda e Marketing – RS
Administração de Empresas
Pesquisa I

RECEPTIVIDADE DO PÚBLICO TEEN DE PORTO ALEGRE EM RELAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES NAS NORMAS DE TRÂNSITO

Martina Ferreira
Lucas Timm Lima
Lauro
Iason Pippi
Fernando Mulazzani
Messias Soares
Rodrigo

Profª Lili
Porto Alegre, 29 de Junho de 2009

1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS DA PESQUISA 43. METODOLOGIA 5
4. MÉTODO DE COLETA DE DADOS 6
5. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS 7
5.1 HORAS DE AULA 7
5.2 RELAÇÃO DE IDADE E DIREÇÃO 8
5.3 DIREÇÃO E ÁLCOOL 10
5.4 CARTEIRA PROVISÓRIA 12
5.5 MULTAS DE TRÂNSITO 13
5.6 CUSTOS DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO 14
6. CONCLUSÕES 16
7. REFERÊNCIAS 18
8. ANEXOS19

1. INTRODUÇÃO

O referente trabalho trata-se de uma pesquisa quantitativa e a apreciação da mesma sobre a receptividade do público Teen (adolescentes que encontram-se entre os 13 e 19 anos de idade) sobre as novas resoluções do código de trânsito brasileiro.
A metodologia de pesquisa usada foi a quantitativa e o método de coleta aplicado foi o método de questionários comquestões fechadas através de entrevistas pessoais com o público-alvo da pesquisa. Os resultados foram tabulados e cruzados no programa estatístico chamado Sphinx para obtenção das estatísticas apresentadas no documento a seguir.

2. OBJETIVOS DA PESQUISA

OBJETIVO PRINCIPAL:
• Analisar a receptividade do público teen de Porto Alegre em relação às alterações nas normas de trânsito.OBJETIVOS SECUNDÁRIOS:
• Investigar o nível de conhecimento sobre as novas regras de trânsito;
• Pesquisar a avaliação das novas leis;
• Pesquisas a percepção dos teens quanto às regras de trânsito vigentes;
• Analisar o comportamento dos teens quanto às leis de trânsito.

3. METODOLOGIA

Esta pesquisa foi baseada na metodologia quantitativa e são apresentados osdados correspondentes a 104 entrevistas realizadas. Segundo os autores Roberto Meireles Pinheiro, Guilherme Caldas de Castro, Helder Haddad Silva e José Mauro Gonçalves Nunes (2005) uma pesquisa quantitativa é um estudo estatístico que tem como objetivo descrever as características de uma determinada situação de mercado, medindo de forma numérica as suposições obtidas a respeito de um problema depesquisa.
Este tipo de pesquisa geralmente é utilizado quando já se possui algum conhecimento para que então a formulação de hipóteses possa ser feita. A pesquisa quantitativa visa confirmar se os dados obtidos da amostra em questão são estatisticamente válidos para o universo do qual a amostra foi retirado. O que importa em uma pesquisa quantitativa é a representatividade dos resultadosbaseada em critérios probabilísticos de seleção de amostras.
Segundo o autor Malhotra (2006), quando for observar um novo problema de pesquisa de Marketing, a pesquisa quantitativa deve anteceder a pesquisa qualitativa. “Sempre que se observar um novo problema de pesquisa de marketing, a pesquisa quantitativa deve ser precedida da pesquisa qualitativa apropriada” (MALHOTRA, 2006, PG. 154).4. MÉTODO DE COLETA DE DADOS

O método de coleta de dados utilizado para a realização desta pesquisa foi a entrevista pessoal. Segundo Roberto Meireles Pinheiro, Guilherme Caldas de Castro, Helder Haddad Silva e José Mauro Gonçalves Nunes (2005), há dois modos de entrevistas pessoais. O primeiro é a entrevista na rua, que para ser realizada é preciso que o assunto abordado esteja voltado àpopulação em geral. Com este processo de coleta de dados é difícil se obter a representatividade da amostra, e por este motivo as instruções aos entrevistadores devem ser diretas e objetivas. O outro modo de entrevista pessoal é o de entrevista domiciliar, que seria o mais adequado para quando se possui questionários muito extensos, além de conseguir respostas mais precisas. Malhotra (2006)...
tracking img