Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA: um instrumento que nos levará a obter grandes conhecimentos


Introdução


Pesquisar é algo de extrema importância para quem deseja ser um produtor de conhecimento, e não apenas um mero copiador de ideias. A pesquisa deve ser inserida em nossos estudos desde o inicio do mesmo, pois assim quando se fizer necessário de produzirmos uma pesquisa de caráter acadêmico,como uma monografia de algum curso superior, de um mestrado e assim por diante, é bom que já estejamos preparados para pesquisar.
Quando falo de pesquisar, quero dizer pesquisar e elaborar, pesquisar e produzir, saber oque está se pesquisando, ter interesse realmente sobre minha pesquisa, pois hoje estamos presenciando em nosso meio algo que esta se tornando cada vez maior, a grande dificuldadena hora de se fazer uma pesquisa de elaborar, de argumentar aquilo que queremos defender.


1. Pesquisa, uma ponte para o conhecimento


Pode ser que muitas vezes tenhamos pensado sobre oque é pesquisar, oque a pesquisa nos trará de útil mesmo sendo um processo que demanda tempo, trabalho, cansaço, e mesmo que nós não estejamos acostumados a lidar com esse tipo de trabalho.
Bom, mais achoque antes de tudo é necessário sabermos qual é a definição de pesquisa: pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento e que tem como metas principais gerar novos conhecimentos, e/ou corroborar algum conhecimento pré-existente.
Ela também é um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regulartambém pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador.
Diante da definição que temos de pesquisa, é importante que saibamos que ela deve se fazer presente entre nós, pois em nossa vida acadêmica podemos dizer que vivemos de pesquisa, seja ela de umcaráter mais sério ou não, por isso seria considerável da nossa parte que a levássemos mais á serio.
Sendo a pesquisa uma ponte, um caminho para se chegar a um conhecimento, digamos que muito mais embasado e fundamentado, nós teríamos que começar a ter contato com a pesquisa muito antes do que estamos tendo, pois encontramos hoje em uma universidade uma grande dificuldade quando o assunto se tratade pesquisa, pois a mesma em uma linguagem mais popular, é considerada por muitos como um bicho de sete cabeças, mesmo sabendo que apesar de tudo ela não é.
Quando digo que apesar de tudo ela não é, quero dizer que a pesquisa para quem não teve antes nenhum tipo de contato com ela, é difícil muitas vezes de ser compreendida por quem a realiza, pois há certas regras, normas, que precisam sercumpridas e entendidas por quem realiza a pesquisa.


2. Quando a pesquisa deveria entrar em nossa vida escolar


Sabemos que a criança é um ser extremamente muito curioso, mesmo quando se trata de algo que não lhe interesse muito naquele exato momento, porém, quando em seu início de vida escolar começa, seria interessante que os pedagogos que são responsáveis pelo início deste período escolar,deveriam aproveitar mais esse lado curioso que já faz parte da criança começar a trabalhar a questão da pesquisa com as mesmas, pois DEMO (2007) em uma entrevista afirma que:


Esta é uma das grandes competências do educador, saber aproveitar essa potencialidade enorme que a criança tem de querer conhecer, de aprender, de inventar coisas diferentes. Aí está então o que eu quero dizer com apesquisa como princípio de todo o trajeto educativo. É claro que a pesquisa como princípio científico, da pessoa que está fazendo Ph. D., é muito diferente das pesquisas da pessoa que está na graduação e da criança que está no ensino fundamental, mas, se a gente aproxima a pesquisa como cultivo do saber pensar, ela deve estar em todos os atos educativos, seja da menor criança, seja da pessoa mais...
tracking img