Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
São Paulo, 13 de Junho de 2012.

ALINE FARIA GARCIA SEPERO - RA 1712102232
MARIO ZANETI NETO – RA 412105129

Atividade: Comportamento Organizacional


A organização Virtual.


Uma Organização Virtual é um grupo identificável de pessoas ou organizações, para os quais o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação é substancialmente relevante e por esse meio reduzem a necessidade desua presença física nas transações comerciais ou nos trabalhos realizados de forma colaborativa, de modo a alcançar objetivos comuns.

Definições e Conceitos

Uma visão mais aprofundada leva à definição de que as organizações virtuais são redes, temporárias e flexíveis, de unidades de negócios e companhias independentes que trazem principalmente suas competências maiores para a base daorganização, para atingir um objetivo comum. Sempre envolvem um número de corporações reais, que são chamados de "parceiros". O objetivo é tornar-se diferenciado por executar melhor. A corporação obtém todas as competências não críticas de fora, isto é, de outras corporações com as quais ela forma uma organização virtual.

Portanto, uma organização virtual é uma nova maneira de estruturação, uma"união" com um nível significante de cooperação, de diferentes companhias ou "parceiros" para tirar vantagem de uma oportunidade de negócios que é conseguida com o estabelecimento da cooperação entre os parceiros e que seria inatingível por uma companhia individual agindo por seus próprios meios. Assim como compartilham recursos, tecnologia, informação e mercado, como uma forma estratégica de aumentar acompetitividade, as empresas virtuais também dividem os riscos e os custos através da Tecnologia da Informação.

A cada dia que passa, o mercado fica mais competitivo e volátil. A globalização da economia e as rápidas e profundas alterações que vêm ocorrendo no mundo de hoje, principalmente por causa da Internet, são as grandes causadoras desse estado atual.
As organizações que estão inseridasnesse mercado, e que desejam permanecer assim, devem buscar uma alternativa para manterem-se competitivas conseguindo atender às suas novas condições, ou seja, conseguindo entregar um bem ou serviço de forma mais rápida, com custo menor e com produtos cada vez mais personalizados em qualquer lugar.
Para conseguir suprir às novas demandas, as organizações, observando o contexto de globalização,sociedade da informação e tecnologia da comunicação, no qual estão imersas, tentam encontrar uma opção que implemente as mudanças necessárias para essa competição.
Essas mudanças, que devem acontecer ao nível estrutural e comportamental, poderiam ser vistas e implantadas como arranjos inter-organizacionais, estabelecidos através da cooperação.
Com isso, as estruturas organizacionais tornar-se-iamcada vez mais distribuídas.
O uso da Tecnologia da Informação permitiria que as cooperações estabelecidas entre as empresas possa ter uma dimensão global, o que superaria os limites de tempo e distância entre as corporações parceiras, ou entre a corporação e o cliente.





Características Principais

Após as definições e conceitos apresentados acima, podemos fazer um resumo em tópicosdas principais características das organizações virtuais.

Compartilham a infra-estrutura, riscos e desenvolvimento de pesquisa, juntamente com os custos de recursos humanos e tecnológicos;

Podem rapidamente aproveitar as oportunidades, devido à maior facilidade de configuração;

São rapidamente estruturadas e podem não possuir nenhum centro;

Ligam competências centrais e complementares edesta forma conseguem atingir a excelência;

Aumentam as facilidades e tamanho percebido (uma companhia pequena pode usar uma organização virtual para aumentar suas capacidades e permitir-se competir para oportunidades maiores que ela poderia, de outra forma, perder.);

Ganham acesso a novos mercados e compartilham o mercado atual;

Requerem o uso de todo o potencial da tecnologia;...
tracking img